portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » HIV: Ministério da Saúde incorpora três medicamentos para tratamento

HIV: Ministério da Saúde incorpora três medicamentos para tratamento

Publicação: 17 de agosto de 2023

HIV: Ministério da Saúde incorpora três medicamentos para tratamento

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do ministério detalha a utilização de cada um dos remédios aprovados:

  • Darunavir 800 mg: destinado a pacientes vivendo com HIV, em falha virológica ao esquema de primeira linha (primeiros medicamentos usados) e sem mutações que indiquem resistência ao fármaco;
  • Dolutegravir 5 mg: indicado como tratamento complementar ou substituto em crianças de dois meses a seis anos de idade. O medicamento se apresenta em forma de comprimidos dispersíveis;
  • Raltengravir 100mg granulado: indicado para profilaxia da transmissão vertical em crianças com alto risco de exposição ao HIV. Considera-se de alto risco todas as crianças nascidas de mães que vivem com HIV e devem receber antirretroviral (ARV) como medida profilática para transmissão vertical.

A partir da publicação das portarias, o Ministério da Saúde tem 180 dias para efetivar a oferta dos medicamentos no SUS.

Primeira injeção preventiva aprovada na Anvisa

Em 10 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de medicamento Cabotegravir, injetável utilizado contra o HIV. O remédio é uma profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, é utilizado para prevenir infecções.

O medicamento será comercializado pela farmacêutica britânica GSK, que apresentou o pedido, mas ainda não há previsão para chegar ao mercado. O Cabotegravir será comercializado sob o nome Apretude.

Saiba mais: https://www.metropoles.com/brasil/saude-br/hiv-ministerio-da-saude-incorpora-tres-medicamentos-para-tratamento

Comentários