portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » illumina e Fiocruz estabelecem parceria para ampliar a disponibilidade de testes genéticos no SUS

illumina e Fiocruz estabelecem parceria para ampliar a disponibilidade de testes genéticos no SUS

Publicação: 17 de julho de 2023

.

A illumina, empresa líder em sequenciamento e análises genéticas, formalizou uma extensão de sua parceria com a Fiocruz, por meio de um memorando de entendimento (MoU), que visa fortalecer e amplificar a adoção de testes genéticos no sistema público de saúde (SUS) e, assim, colaborar com o desenvolvimento de soluções para diversas áreas da saúde, incluindo oncologia, doenças infecciosas, tuberculose, arboviroses, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. 

A parceria se iniciou com as soluções de vigilância genômica da illumina que desempenharam um papel crucial na reposta à epidemia de dengue durante o ressurgimento do sorotipo 3 no País. Além disso, em 2020, as duas entidades trabalharam juntas para ajudar a combater a pandemia da COVID-19 no Brasil, e passaram a integrar o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil. 

“Essa colaboração permitirá otimizarmos a utilização da infraestrutura que já existe no SUS e expandi-la com a instalação de novos sequenciadores capazes de reduzir o custo do sequenciamento do genoma humano”, afirma Vagner Simões, Presidente da illumina Brasil. 

Para o executivo, o projeto auxiliará no futuro da medicina do Brasil, pois proporciona o acesso a tecnologias inovadoras na análise das variações e funções do genoma, possibilitando estudos diversos em genética. “O diagnóstico precoce de doenças feito por meio do sequenciamento genético, por exemplo, é essencial para salvar vidas”, complementa Simões.  

O memorando de entendimento foi oficialmente assinado durante a BIO International Convention, em Boston, e contou com a participação de personalidades como Nicki Berry, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Illumina Américas, Vagner Simões, Country Manager da Illumina Brasil, Mario Moreira, Presidente da Fiocruz, e Marco Krieger, Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde. A cerimônia de assinatura contou com o apoio e participação da ABIQUIFI – Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos, representada pelo seu CEO Norberto Prestes, e Camile Giaretta Sachetti da Fiocruz. 

Sobre a illumina 

A illumina está melhorando a saúde humana por meio do desbloqueio do poder do genoma. Em 2023, celebramos 25 anos de inovação, estabelecendo-nos como líder global em sequenciamento de DNA e tecnologias baseadas em array, atendendo clientes nos mercados de pesquisa clínica e aplicada. Nossos produtos são usados para aplicações em ciências da vida, oncologia, saúde reprodutiva, agricultura e outros segmentos emergentes. Para saber mais, acesse www.illumina.com e conecte-se conosco pelo TwitterFacebookLinkedInInstagram e YouTube.  

Fonte: https://newslab.com.br/lllumina-e-fiocruz-estabelecem-parceria-para-ampliar-a-disponibilidade-de-testes-geneticos-no-sus/

Comentários