Implementação do Livro de Registro em Unidades de Saúde no município do Rio de Janeiro
.
O processo de implementação do Livro de Registro em unidades de saúde do município do Rio de Janeiro abrange 58 unidades, contemplando todas as 10 áreas programáticas da região.
Aceitação e desafios enfrentados:
O município conta com duas pontos focais, Jorgiane Faria e Larissa Oliveira, e a coordenadora do Programa ExpandTPT, Priscilla Wolter Paolino, é suporte em duas áreas. Elas assinalam que, apesar dos inúmeros desafios enfrentados, a aceitação do Livro de Registro vem sendo estabelecida por meio de treinamentos virtuais e presenciais, bem como visita de monitoramento nas unidades, buscando estimular o preenchimento. Jorgiane explica que um dos principais desafios é a dificuldade de acesso a áreas com tráfico atuante, que impede o livre acesso às unidades de saúde e exige apoio da Coordenadoria Geral de Atenção Primária (CAP) e do agente comunitário de saúde para entrada, o que muitas vezes depende da disponibilidade de suas agendas de compromissos.
“Estamos trabalhando para consolidar a implementação do Livro de Registro nas unidades de saúde do Rio de Janeiro. Precisamos superar desafios para a efetiva utilização do instrumento”. Priscilla Wolter Paolino, coordenadora do Programa ExpandTPT.