portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Instituições da América Latina e Caribe recebem investimento em pesquisas para eliminação de doenças transmissíveis

Instituições da América Latina e Caribe recebem investimento em pesquisas para eliminação de doenças transmissíveis

Publicação: 3 de janeiro de 2023

.

A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, anunciou a doação de seis bolsas de pesquisa a instituições da Argentina, Brasil, Haiti, México e Peru para investigações sobre temas relacionados à tuberculose e outras infecções oportunistas em HIV avançado.

As entidades devem receber cerca de US$ 30 mil como parte da iniciativa “Pesquisa operacional para apoiar a eliminação de doenças transmissíveis na região da América Latina e Caribe”, que também conta com outras agências da ONU.

Eliminação de doenças na América Latina e Caribe

O diretor interino de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde da Opas, Massimo Ghidinelli, afirmou que os estudos são fundamentais para gerar evidências e informações que permitam avançar na eliminação de doenças na América Latina e no Caribe”.

Ele adiciona que o investimento nas pesquisas deve aumentar o conhecimento e fortalecer a resposta da saúde pública.

Segundo o braço da OMS nas Américas, cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem com HIV na América Latina e no Caribe. Elas representavam 10% dos pacientes de tuberculose em 2020, doença que afetou 291 mil pessoas no total.

Já as infecções sexualmente transmissíveis afetam aproximadamente 38 milhões de pessoas entre 15 e 49 anos na região, segundo as últimas estimativas da OMS.

Instituições e projetos selecionados

No Brasil, duas instituições irão receber o aporte financeiro. O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI Fundação Oswaldo Cruz irá estudar infecções oportunistas por fungos e microbactérias em pacientes com HIV/AIDS.

Já o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, deve avaliar a transmissão vertical do vírus linfotrópico de células T humanas.

Também estão na lista a Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Buenos Aires, Argentina; Zanmi Lasante, no Haiti; Instituto Nacional de Doenças Respiratórias Ismael Cosio Villegas, México e Universidade Peruana Cayetano Heredia, Peru.

Os subsídios podem ser usados para cobrir tempo de pesquisa, coleta e análise de dados e outras atividades relacionadas.

Publicações

As equipes responsáveis pelos projetos selecionados desenvolverão um protocolo para a realização de pesquisa operacional, que será submetido à avaliação de comitês de ética em nível nacional e regional.

As atividades de coleta de dados serão então iniciadas. A assistência técnica será fornecida em todas as atividades para garantir a produção de resultados de pesquisa válidos e relevantes e para auxiliar na integração dos resultados no programa, política e/ou sistema de saúde.

Espera-se que cada beneficiado publique um artigo revisado por pares, bem como um resumo para demonstrar como os resultados como parte da estratégia de eliminação de doenças.

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2022/12/1807302

Comentários