
Instituto alerta população sobre sintomas da tuberculose em meio à pandemia de Covid-19
A prevenção contra doenças respiratórias está sendo enfatizada ainda mais devido à pandemia de Covid-19. No Dia Municipal de Combate à Tuberculose, na sexta-feira, 4, o Instituto Brasileiro para Investigação de Tuberculose (IBIT), unidade da Fundação José Silveira, ressalta que os cuidados de prevenção ao vírus também são importantes para controlar a tuberculose, enfermidade que tem sintomas […]
A prevenção contra doenças respiratórias está sendo enfatizada ainda mais devido à pandemia de Covid-19. No Dia Municipal de Combate à Tuberculose, na sexta-feira, 4, o Instituto Brasileiro para Investigação de Tuberculose (IBIT), unidade da Fundação José Silveira, ressalta que os cuidados de prevenção ao vírus também são importantes para controlar a tuberculose, enfermidade que tem sintomas parecidos com a doença transmitida pelo novo coronavírus.
O infectologista, pesquisador e médico do Instituto, referência no tratamento da doença em Salvador, Eduardo Martins, explica que os sintomas da tuberculose podem ser confundidas em partes com a da Covid. “É um grande perigo, pois as pessoas podem ter um atraso no diagnóstico. Se tiver sintomas como tosse, febre, perda de peso, o mais correto é procurar um atendimento médico para ter um diagnóstico mais preciso.”, alerta o especialista
Mesmo assegurando a continuidade do tratamento gratuito aos pacientes desde o início da pandemia, para o infectologista, houve uma redução na procura de atendimentos no IBIT devido ao novo coronavírus. “As pessoas deixaram mais de procurar atendimento por causa das medidas de proteção como o isolamento social”, afirma o médico. De acordo com o pesquisador, a média de casos confirmados da tuberculose teve uma diminuição significativa até agora, o que retrata a redução na procura pelo atendimento.
Com um modelo de suporte integral alinhado ao programa Nacional de Controle da Tuberculose, o IBIT disponibiliza assistência médica nas áreas de pneumologia, tisiologia, pediatria e clínica médica, além de atendimento nutricional, enfermagem e serviço social. Jocelice dos Santos, de 47 anos, fez tratamento de tuberculose na instituição durante 1 ano e 9 meses. “Estou muito satisfeita a hospitalidade e suporte que tive durante meu tratamento. Hoje recebi a informação de que terei alta”, comemorou a paciente.
Janice de Jesus, de 49 anos. está fazendo acompanhamento na fundação desde agosto. “Comecei a ser acompanhada há 4 meses e, mesmo durante a pandemia, estou sendo atendida normalmente”, afirmou.
Apoio Social
O IBIT monitora diariamente os pacientes em tratamento de tuberculose ausentes. Ao longo do ano, foram realizadas visitas domiciliares aos faltosos para entrega de medicação, fornecimento de cestas básicas e orientações sobre cuidados para evitar o contágio da Covid-19.
Pós-Covid
A Fundação José Silveira implantou no espaço um ambulatório para atender pacientes com sequelas pulmonares pós-Covid-19. As manifestações clínicas da doença incluem síndrome respiratória aguda e pneumonia. O serviço disponibiliza consultas e exames gratuitos, com uma equipe multidisciplinar que atua de acordo com protocolos médicos baseados nas normas dos órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).