Últimas Notícias

Lançamento da Galeria de Presidentes da REDE-TB

.

Caríssimos amigos, bom dia!

Cumpriu-me o destino dessa missão de liderança da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB), trabalho que muito me honra e sou muito grato, e tenho muito prazer em fazê-lo, em parceria com a Dra Erica, Prof Lapa e Vânia. A REDE-TB é resultante de um ideário, de um modus faciendi de se fazer pesquisa, colaborativa e sinérgica. Hoje é um dia muito especial, que recebemos os nossos coordenadores em nossa sede, para deferência às nossas lideranças. 

Nossa Rede nasceu do esforço de um grupo de pesquisadores visionários, empreendedores, progressistas, que buscavam novas formas de fazer pesquisas em TB, que sobrepusessem os interesses individuais, a competitividade, as vaidades acadêmicas, tão tóxicas no mundo acadêmico e nocivas à ciência. Cito-os Afrânio, Prof. Ruffino, Prof Lapa, Clemax, Tite. 

Portanto, a REDE-TB nasceu da antítese ao individualismo, ao positivismo, ao pensamento cartesiano/ neoliberal, trazendo como valores genuínos a solidariedade, a cooperação, a ajuda mútua pelo bem comum. Assim, coube a nossa Rede apostar no diálogo entre as 17 áreas de conhecimento, na convivência, no companheirismo, e na confiança mútua, o que nos fortaleceu enquanto pesquisadores; na definição de uma agenda nacional de pesquisa em TB, sua priorização, mais financiamento, e ainda desenvolvimento de estudos mais completos, complexos e robustos, com soluções sustentáveis para o SUS, em especial as pessoas afetadas pela TB. Foi a nossa Rede, que inspirou outras Redes, e foi a primeira a inserir na sua estrutura a Sociedade Civil, elemento chave, ator estratégico da nossa REDE. Hoje temos assento no Ministério da Saúde, OMS, nas Nações Unidas, Rede TB Brics, e tantas outras representações e projetos; a REDE-TB é uma referência em produção de pesquisa e inovação tecnológica no campo da TB. 

A REDE-TB, com seus 24 anos de existência, tem na sua conformação, sêniors e jovens. Reconhecemos a importância do sênior, a sua pujança, liderança e autoridade em pesquisas na área da TB. Temos feito questão nos últimos anos, dar visibilidade às nossas lideranças, suas histórias, legados, contribuições científicas, como sinal de agradecimento por emprestar parte de suas vidas à ciência, à causa da TB, e a esse lindo projeto, que é a REDE- TB. 

E quero aqui também demarcar a figura do jovem pesquisador, que é o futuro, para que o projeto da REDE-TB não fique por aqui, possa se renovar, fortalecer-se, conformar-se em importantes lideranças, com o espírito empreendedor, de REDE. A REDE nos possibilita a convivência do jovem e do sênior, um equilíbrio do presente, passado e futuro, como na mitologia grega, representada por deus Janus, uma divindade bifronte, que com suas duas cabeças, uma mais jovem voltada para a frente, para o porvir, visionária, tomando o novo por excelência e a outra, mais sênior, que olha para trás, em apreciação o que já passou, pela cautela e ponderação.  

Em respeito à nossa história, para a memória institucional a posteridade, e reverência às nossas lideranças, é que realizamos a entronização da Galeria dos presidentes ou presidentas da REDE-TB, a saber: 

Prof. Dr. Célio Lopes Silva , 

Prof  Dr. Antonio Ruffino-Neto,

Profa Dra Anete Trajman, 

Profa Dra. Marta Oliveira, 

Prof. Dr. Afranio Kritski,

Prof. Dr. Julio Croda, e P

Profa. Dra. Ethel Maciel; 

Agradecimentos aos nossos ex-presidentes/ presidentas, no nome em que cumprimento o Prof. Dr. Pedro Silva e demais vice-presidentes, que alinhados à presidência, assinalam também a história da nossa REDE. 

Com muita honra, com muito orgulho, tenho estado na liderança dessa REDE, juntamente com a minha querida amiga, Dra Erica Chimara, e com ela temos partilhados momentos importantes e peculiaridades na Gestão dessa Grande REDE. Agradecimentos Erica. 

Votos de agradecimento a nossa gestora de Projeto Vânia, que tem se dedicado incansavelmente aos projetos que se apresentam à REDE (agradecimentos a toda equipe); ao Prof Lapa, por estar conosco nessa Diretoria, e dar todo suporte e retaguarda na Diretoria, aqui no Rio de Janeiro. Minha parceira de Rede Ethel Maciel, que fez o primeiro convite para sermos uma chapa, e hoje mesmo não estando aqui fisicamente, enaltece a REDE-TB em todos os espaços  por onde circula; ao Ministério da Saúde/ CGTM;  

Agradecimentos a todos os coordenadores de área, membros da Rede-TB e a Sociedade Civil. À UFRJ/ ao Parque Tecnologico por acolher a sede da nossa REDE. 

Como já dizia José Saramago, “…No fundo, todos temos necessidade de dizer quem somos e o que é que estamos a fazer e a necessidade de deixar algo feito, porque esta vida não é eterna e deixar coisas feitas pode ser uma forma de eternidade”. Assim, deixamos essa galeria imortalizando nossas grandes lideranças que prestaram grande contribuição à REDE-TB.