portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Mato Grosso tem sete municípios considerados prioritários no Programa Brasil Saudável

Mato Grosso tem sete municípios considerados prioritários no Programa Brasil Saudável

Publicação: 19 de fevereiro de 2024

.

O Brasil Saudável, programa governamental pioneiro, tem como objetivo enfrentar 14 doenças e infecções que impactam de forma severa as populações em situação de vulnerabilidade social. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, o programa estabelece um marco internacional alinhado com metas globais da ONU e da OMS.

Em Mato Grosso, sete cidades – Colniza, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá – foram identificadas como prioritárias devido à alta carga de múltiplas doenças socialmente determinadas.

Esses municípios enfrentam desafios significativos relacionados à saúde pública, evidenciando a necessidade de intervenções específicas. Entre 2017 e 2021, mais de 59 mil pessoas no Brasil faleceram devido a essas doenças determinadas socialmente, destacando a urgência em implementar medidas eficazes.

O programa Brasil Saudável visa não apenas garantir o acesso ao tratamento, mas também reduzir custos e melhorar os resultados na rede de saúde para as comunidades afetadas.


O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) identificou essas cidades como fundamentais para a pauta da eliminação das doenças. Isso reforça o compromisso do governo brasileiro em enfrentar problemas de saúde perpetuados pela pobreza e desigualdades sociais, como preconizado desde a instituição do CIEDDS em abril de 2023.

Fonte: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=530209&noticia=mato-grosso-tem-sete-municipios-considerados-prioritarios-no-programa-brasil-saudavel&edicao=1

Comentários