Últimas Notícias

Mesa redonda 12A: “Comunicação em saúde como estratégia de prevenção da TB e garantia de direitos: letramento em saúde, linguagem simples e comunicação visual”, com a moderação de Swelen Bianka Bottaro.

.

A mesa abriu com a palestra de Patrícia Sanine, apresentando sobre a produção de matérias de divulgação em saúde com linguagem acessível. A palestrante abordou a importância do uso de linguagem simples, adaptada as diferentes realidades, visualmente agradável e que provoque reflexão, de forma que a informação possa refletir em ações na população-alvo.

Adriana Maria abordou a comunicação comunitária, apresentando as experiências do Coletivo Criar Brasil na ampliação de iniciativas de comunicação que fomentam a participação de cidadãos comuns. Destacou a comunicação como um direito humano e essencial na luta pela garantia de outros direitos, inclusive no combate à TB.

Daniel Canavese abordou o letramento em saúde no contexto da criação do guia de comunicação Na Ponta das Línguas. O foco dos materiais produzidos para o guia é promover o letramento em saúde para enfrentamento do uso de termos estigmatizantes e a discriminação envolvendo a TB e o HIV.