Últimas Notícias

Mesa redonda com a temática: “Ética em pesquisa na tuberculose”

.

Dirigida por Ézio Távora. As discussões seguiram com a exposição de Dirceu Greco, abordando os direitos humanos na condução de pesquisas clínicas, marcos legais e convenções internacionais para pesquisas de doenças que atingem populações negligenciadas, com foco na TB. Fernanda Mello seguiu expondo sobre os aspectos éticos e a integridade em publicações sobre TB, discutindo sobre implicaçoes para a ciência, comunidades e pessoas afetadas pela doença. Abordou os princípios essências na condução de pesquisas como o consentimento informado e a confidencialidade, ressaltando a responsabilidade social de promover acesso à saúde e combater a desigualdade, principalmente com a populações vulneráveis.

Susana Abe Mihara, abordou a ética em pesquisa com seres humanos, discutindo os direitos básicos dos participantes de pesquisa e as normativas éticas vigentes, bem como, as atribuições éticas das equipes de pesquisa. Marcela Bessil falou sobre a engajamento comunitário na ética em pesquisa na TB.

Discutiu o papel e as experiências do Comitê Comunitário de Acompanhamento em Pesquisa de Tuberculose (CCAP-TB), desenvolvendo atividades de comunicação, educação e advocacy para ampliação do envolvimento da sociedade civil. Destacou a relevância da atuação dos Comitês Comunitários no acompanhamento da pesquisa e a importância da participação dos representantes da população de interesse da pesquisa, a exemplo do CCAP do projeto Expand TBT.

Ézio Távora concluiu enfatizando que as discussões sobre ética em pesquisa devem, prioritariamente, atender aos interesses dos participantes e servir a sociedade, afim de produzir benefícios a saúde das comunidades e pessoas afetadas.