portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Mestrando em Enfermagem da Udesc Oeste publica artigo em revista internacional

Mestrando em Enfermagem da Udesc Oeste publica artigo em revista internacional

Publicação: 17 de outubro de 2022

.

O mestrando Reges Antônio Deon, do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, é o autor do artigo “Modelo de inteligência artificial em imagens de Body Scan para monitoramento de tuberculose em um complexo prisional”, publicado na revista Scientific Report (Nature), uma das mais importantes do mundo na área científica, que cobre todas as áreas das ciências naturais.

O trabalho foi elaborado por Deon junto ao coordenador do projeto de pesquisa, o professor graduado em Biologia, Arnildo Korb, da Udesc, com co-orientação de Paula Cristina Santos, que é CEO da Beev, empresa de serviços e consultoria em Tecnologia de Informação de Ribeirão Preto, São Paulo. O artigo está disponível on-line.

Conforme o autor, o trabalho surgiu a partir da pesquisa realizada por Deon, que é enfermeiro e servidor da Prefeitura de Chapecó, lotado no Complexo Penitenciário, e que tem estudado a incidência da tuberculose na população privada de liberdade.

O mestrando explica que, no sistema prisional de Chapecó, assim como em outros no Estado, são utilizados scanners corporais, equipamentos adotados nas rotinas de segurança para monitorar a entrada ou retorno de indivíduos à unidade prisional.

Essa tecnologia foi testada em imagens extraídas do scanner demonstrando a possibilidade de utilização no rastreamento da tuberculose nessa população. “A aplicação da tecnologia possibilitará a implementação do rastreamento em massa para a tuberculose, de todos os privados de liberdade, em unidades prisionais que dispõem do equipamento”, declarou Deon.

“Ao diminuir a disseminação da tuberculose entre os que vivem e trabalham no sistema prisional, serão reduzidos os custos referentes ao deslocamento desses indivíduos a unidades externas para a realização do raio x, garantindo a sustentabilidade dos sistemas prisional e de saúde”, reforça o mestrando.

Mestrado em Enfermagem

O mestrado em Enfermagem da Udesc Oeste recebeu conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O professor Arnildo Korb explica que notas 1 e 2 são insuficientes e resultam no descredenciamento do curso.

“Já a nota 3 corresponde a desempenho médio, enquanto notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom . Cinco é a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado.”

Apoio

Korb destaca a importância das agências de fomento científico oferecerem maior apoio à pesquisa nos mestrados profissionais, com editais específicos.

“O projeto de pesquisa referente ao artigo publicado na Scientific Report (Nature) foi totalmente financiado com recursos próprios. É essencial o apoio das agências de fomento para tornar esse tipo de trabalho conhecido e, assim, cumprir o maior objetivo da pesquisa científica: o compartilhamento de conhecimento científico e tecnológico, inclusive patentes”, conclui o professor.

Fonte: https://www.udesc.br/noticia/mestrando_em_enfermagem_da_udesc_oeste_publica_artigo_em_revista_internacional

Comentários