Últimas Notícias

Método criado por pesquisador da UFJF agiliza diagnóstico da tuberculose

.

Uma técnica desenvolvida em parceria com o Hospital Universitário da Universidade de Juiz de Fora (HU-UFJF), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e utilizada por profissionais da Instituição tem proporcionado mais agilidade na rotina do diagnóstico da tuberculose. O OKDPR-TB (RRTB), como é chamado o método, é mais eficiente, simples e barato do que o convencional. A tecnologia está em fase de prova de conceito na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e já teve a patente requerida. Além disso, está sendo testada em outros laboratórios de Minas Gerais.

A fase de prova de conceito 4 consiste na otimização e validação em ambiente de laboratório de componentes ou arranjos experimentais básicos de laboratório, conforme a escala Technology Readiness Levels/Manufacturing Readiness Levels (TRL/MRL), utilizada para a avaliação de uma tecnologia, de acordo com seu grau de desenvolvimento e seu enquadramento em Níveis de Maturidade Tecnológica.

O OKDPR-TB possibilita utilizar um meio de cultura com potencial hidrogeniônico (pH, uma escala capaz de medir a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma determinada solução) mais adequado para o crescimento de Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch – agente causador da maioria dos casos de tuberculose. Dessa forma, é possível utilizar o meio de cultura tradicional para investigar a existência da micobactéria em outros materiais, além do escarro. Além disso, no novo método, a qualidade das cepas isoladas é melhor, favorecendo a recuperação das micobactérias, contribuindo para o processo de identificação da espécie.

O método foi desenvolvido ao longo do curso de Doutorado em Saúde, realizado por Ronaldo Rodrigues da Costa, na Faculdade de Medicina da UFJF. O trabalho foi orientado pela professora do Departamento de Saúde Coletiva e pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Isabel Leite, com coorientação do pesquisador da Embrapa Marcio Roberto Silva.

Saiba mais: https://www2.ufjf.br/noticias/2024/08/20/metodo-criado-por-pesquisador-da-ufjf-agiliza-diagnostico-da-tuberculose/