![](https://redetb.org.br/wp-content/uploads/2025/02/fcf0d8ce-c70d-4ed6-85c1-ebb4d3f0c4e9.jpeg)
Ministério da Saúde lança aplicativo para auxiliar na prevenção à tuberculose
Iniciativa faz parte da estratégia para a eliminação da infecção como problema de saúde pública no Brasil
O Ministério da Saúde lançou o “Prevenir TB”, um aplicativo com informações de apoio direcionado a profissionais de saúde nas ações de prevenção à tuberculose. O app utiliza a tecnologia Progressive Web App (PWA) e pode ser utilizado em vários navegadores web e sistemas operacionais de telefones, tablets e computadores.
O aplicativo tem o objetivo de auxiliar na prevenção à tuberculose por meio do cuidado adequado às pessoas com infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB). Por meio de perguntas e respostas, o Prevenir TB gera fluxogramas estratégicos para o manejo clínico da infecção, além de disponibilizar informações sobre o rastreio, o diagnóstico e o tratamento da ILTB.
A iniciativa é uma entrega do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Dathi/SVSA). “O Prevenir TB vai auxiliar na prevenção da ILTB e contribuirá para a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública no Brasil”, afirma Ethel Maciel, secretária da SVSA.
O diretor do Dathi, Draurio Barreira, ressalta que o uso de novas tecnologias – incluindo as de informação – é estratégico para a eliminação de infecções e doenças de determinação social no Brasil até 2030. “O Brasil Saudável é inovador por incluir diferentes setores da saúde e do Governo Federal no enfrentamento aos determinantes sociais e, com toda a certeza, a falta de acesso à informação é um determinante. Por isso, o aplicativo será fundamental para a eliminação da ILTB”.
Os profissionais de saúde podem acessar o Prevenir TB diretamente pela internet ou instalá-lo em aparelhos com sistemas IOS ou Android por meio de download realizado a partir da versão para a internet disponível no site do Ministério da Saúde.