portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Ministério da Saúde lança curso sobre populações-chave relacionadas ao HIV e à aids

Ministério da Saúde lança curso sobre populações-chave relacionadas ao HIV e à aids

Publicação: 26 de junho de 2023

.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/SVSA), divulga o lançamento do curso “Acesso e acolhimento das populações-chave do HIV/aids nos serviços de saúde”. A ação é uma iniciativa em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O curso é realizado na modalidade EaD, autoinstrucional. Organizado em módulos, apresenta recursos de textos, vídeos, podcast e atividades, com emissão de certificação ao final. Para se inscrever, basta localizar o curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AvaSUS), a partir de 15/06.

Voltado para trabalhadores de saúde, o curso abordará, em 20 (vinte) horas-aula, os seguintes temas: habilidades de comunicação em saúde sexual, acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado integral das populações-chave, além da prevenção combinada.

Essa iniciativa tem por objetivo principal qualificar as ações dos trabalhadores da saúde para o acolhimento livre de discriminação, com vistas a ampliar o acesso ao cuidado das pessoas vivendo com HIV e/ou aids (PVHA) e às estratégias de prevenção combinada. O conteúdo foi elaborado a partir de casos clínicos complexos, aproximando a pauta do dia-a-dia desses profissionais.

O curso compõe a resposta do Departamento no sentido de visibilizar os grupos estratégicos relacionados ao HIV e à aids, além de otimizar a assistência a ser prestada a eles. Ou seja, alguns segmentos populacionais estão inseridos em contextos que aumentam ou podem aumentar as vulnerabilidades para o HIV e a aids, necessitando de especificidade no atendimento.

Saiba mais: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=565

Comentários