
Ministério da Saúde reforça estratégia para eliminar a tuberculose no Brasil
Política de incentivo financeiro já contempla 913 municípios, abrangendo 67% dos casos novos da doença no Brasil; ações incluem oficinas presenciais e virtuais, monitoramento e materiais de apoio à gestão
O Ministério da Saúde está intensificando o combate à tuberculose no Brasil, com ações que combinam apoio técnico, monitoramento contínuo e integração das estratégias nos planos estaduais e municipais.
No dia 12 de agosto, foi realizado um webinário para discutir a implementação dos recursos previstos na Portaria GM/MS nº 17, de 17 de julho de 2024, que estabelece incentivo financeiro para vigilância, prevenção e controle do HIV/AIDS, tuberculose, hepatites virais e outras IST, reunindo aprendizados do primeiro ano da política.
Atualmente, 913 municípios — responsáveis por 67% dos casos novos em 2024 — e 24 secretarias estaduais de saúde mais o Distrito Federal estão habilitados a receber o incentivo, definido em pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com prioridade para áreas de maior carga da doença, vulnerabilidade social e populações de maior risco.
Ao todo, R$ 100 milhões foram repassados a estados e municípios.
“Esperamos que estados e municípios aproveitem esta oportunidade para qualificar todo o processo de vigilância a nível local”, destacou Fernanda Dockhorn, coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose.
Leia na íntegra: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/agosto/ministerio-da-saude-reforca-estrategia-para-eliminar-a-tuberculose-no-brasil