portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Moçambique entre os 10 países mais infectados pela TB

Moçambique entre os 10 países mais infectados pela TB

Publicação: 8 de abril de 2024

.

Moçambique integra a lista dos 10 países do mundo com uma alta carga de tuberculose, TB/HIV e tuberculose multi-resistente, embora o país tenha registado uma redução de mortes por tuberculose na ordem de 64% quando comparado com dados de 2015 anunciou, em Maputo, o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

Anunciou igualmente que está prevista a adopção de um regime mais curto para o tratamento da tuberculose resistente dos actuais 18-20 meses para 6-9 meses.

O novo regime prevê igualmente a redução do tempo de tratamento da tuberculose sensível em crianças de seis para quatro meses.

Segundo ministro da Saúde, Armindo Tiago, o país registou avanços significativos na notificação de casos da tuberculose, ao alcançar em 2022 uma cobertura de tratamento de 110.674 casos de um universo de 119.000 esperados, o que representa uma taxa de 92% de cobertura de tratamento.

Dos casos diagnosticados 46% ocorreram em pessoas com idade superior e 15 anos, 25% co-infectados com HIV .

Disse ainda que, em 2022, um total de 94% dos pacientes submetidos ao tratamento da tuberculose concluíram com sucesso o tratamento, superando a meta estabelecida de 90%.

Já o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moçambique, Severin Ritten Von Xylander, disse na ocasião que a tuberculose é uma das doença mais fatais e causa anualmente 1,3 milhão de óbitos no mundo.

No presente ano a efeméride foi assinalada sob o lema ” Sim, nós podemos acabar com a tuberculose com impacto nas áreas de saúde, economia e social, transmite uma mensagem de esperança”.

Explicou que em 2023, Moçambique conseguiu reduzir em mais de 35% as mortes por tuberculose, por isso recomenda mais investimentos para apoiar Moçambique na implementação de opções de tratamento preventivo da doença com base nas recomendações da OMS.

Saiba mais: https://aimnews.org/2024/04/01/mocambique-entre-os-10-paises-mais-infectados-pela-tb/

Comentários