portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Moçambique vai testar a eficácia da vacina contra a tuberculose na Covid-19

Moçambique vai testar a eficácia da vacina contra a tuberculose na Covid-19

Publicação: 16 de setembro de 2020

O Centro de Investigação e Saúde da Manhiça , província de Maputo, sul de Moçambique, vai estudar a eficácia de uma vacina usada contra a tuberculose no país na luta contra a covid-19

O coordenador da Área de Pesquisa de Infeções Respiratórias Agudas no CISM, Nelson Tembe, avançou, em declarações à emissora pública Rádio Moçambique (RM), que a pesquisa vai ser realizada a partir do próximo mês em profissionais de saúde.

“Vamos ver se esta vacina vai diminuir a severidade e a incidência da covid-19. Pode ser que o resultado seja positivo”, afirmou Nelson Tembe.

O investigador referiu que estudos realizados noutros países revelaram que vacinas desenvolvidas para o combate à tuberculose podem produzir resultados satisfatórios contra o novo coronavírus.

“É uma vacina contra a tuberculose, mas existe a possibilidade de ter um efeito positivo no combate à covid-19”, declarou.

O CISM já reuniu todas as condições para o arranque do estudo em outubro, faltando apenas as necessárias autorizações por parte das autoridades competentes.

Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, Moçambique registou um total de 4.207 casos, 26 óbitos e 2.370 pessoas são dadas como recuperadas, segundo as últimas atualizações.

Fonte:
https://www.plataformamedia.com/2020/09/04/mocambique-vai-testar-a-eficacia-da-vacina-contra-a-tuberculose-na-covid-19/

Comentários