MSF pede ação urgente para evitar mortes de crianças com tuberculose
Estudo feito por Médicos Sem Fronteiras em 14 países onde a organização trabalha mostra que muitos ainda não adotaram diretrizes da OMS para tratar a doença
“A tuberculose é curável, inclusive em crianças. A OMS atualizou as políticas para orientar os países a fornecer o melhor cuidado possível para crianças com tuberculose, que é uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo”, disse Stijn Deborggraeve, consultor em diagnósticos da Campanha de Acesso de MSF. “No entanto, os países estão atrasados na adoção e implementação dessas soluções para testar, prevenir e tratar a tuberculose em crianças. Pedimos aos países, doadores e agências técnicas que acabem com esse status quo mortal e intensifiquem seus esforços para garantir o diagnóstico e o tratamento oportunos da tuberculose em crianças. Não podemos mais nos dar ao luxo de ficar parados — cada atraso significa que mais crianças morrem desnecessariamente.”
Dos 14 indicadores de política medidos no relatório de MSF, apenas as políticas de um país estão totalmente alinhadas com as orientações da OMS, enquanto sete países têm mais de 80% de alinhamento e quatro países ainda estão abaixo de 50% de alinhamento. As maiores lacunas foram encontradas nas políticas relacionadas ao diagnóstico da tuberculose em crianças. Por exemplo, apenas 5 dos 14 países adaptaram suas diretrizes para iniciar o tratamento da tuberculose em crianças quando os sintomas indicam fortemente a doença, mesmo que os testes bacteriológicos sejam negativos. Além disso, apenas 4 desses 5 países têm os recursos necessários para implementar essa orientação de forma eficaz.
A situação no Brasil não foi avaliada no estudo de MSF. No país, as diretrizes de tratamento e diagnóstico foram atualizadas de acordo com as últimas recomendações da OMS. Desde 2020, há uma tendência de crescimento de novos casos na faixa etária de até 15 anos, e dados recentes mostram um alto índice de subdiagnóstico, podendo haver até 50% a mais de casos neste grupo do que seria esperado com base em dados oficiais. No ano passado foram diagnosticados no Brasil 80 mil casos novos de TB, sendo 3.406 (3.6%) em crianças de até 15 anos.
Saiba mais: https://www.msf.org.br/noticias/msf-pede-acao-urgente-para-evitar-mortes-de-criancas-com-tuberculose/