Últimas Notícias

Na Assembleia Mundial da Saúde, Brasil protagoniza debate sobre eliminação da tuberculose

.

Ainda como parte da programação da 77ª Assembleia Mundial da Saúde, o Brasil protagonizou um debate sobre a eliminação da tuberculose no país e no mundo. A segunda reunião do Conselho para Aceleração de Vacina contra a Tuberculose aconteceu nesta terça-feira (28), na sede da UNAIDS, em Genebra, Suíça. Segundo Agnes Soares, representante do Ministério da Saúde na área de vigilância em saúde e ambiente, o Brasil tem um programa de imunizações robusto, reconhecido mundialmente e “capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento da vacina contra a tuberculose”.

Agnes explicou que a tuberculose ainda é causa de morte de mais de 5 mil brasileiros todos os anos, muitos deles pertencentes a grupos em vulnerabilidade social, como pessoas que vivem com HIV/aids, privadas de liberdade, em situação de rua ou indígenas. O Brasil é o único país das Américas e do Hemisfério Ocidental listado entre os 30 países da OMS com alta incidência de tuberculose e coinfecção da doença em razão do HIV.

Nesse sentido, em mais uma ação pela busca da eliminação da doença, o Brasil foi o primeiro país do mundo a lançar uma política governamental para eliminar ou reduzir, como problemas de saúde pública, 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social. Tuberculose é uma dessas doenças.

Agnes declarou para o Conselho para Aceleração de Vacina contra a Tuberculose que o “Brasil vai promover intercâmbio científico, disseminação de conhecimento e colaboração interdisciplinar para acelerar o progresso em direção à eliminação da doença” no país e no mundo. “Acreditamos que a comunidade brasileira de pesquisa em tuberculose oferece um terreno fértil para descobertas científicas. Por exemplo, instituições financiadas pelo setor público, como a Fiocruz e o Butantan, têm envolvido ativamente parceiros adicionais nos últimos anos”, ressaltou.

Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/na-assembleia-mundial-da-saude-brasil-protagoniza-debate-sobre-eliminacao-da-tuberculose