portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Nações Unidas: presidente da REDE-TB participa da High Level Meeting

Nações Unidas: presidente da REDE-TB participa da High Level Meeting

Publicação: 14 de maio de 2024

.

O Presidente da REDE-TB, Dr. Ricardo Arcêncio, está em Nova York para participar da High Level Meeting das Nações Unidas, que será realizada no dia 15 de maio. Já nos preparativos, ele se une aos representantes dos demais países para elaboração da declaração política sobre Antimicrobial resistance (AMR).

Ele explica que, embora o Brasil não esteja entre os principais países classificados com alta incidência da Resistência Antimicrobiana da Tuberculose, foram registrados 410 mil casos com TB MDR (Multidroga Resistente) em 2022. “Mesmo com uma taxa mais baixa quando comparado a outros países, como o Peru, por exemplo, é importante investir na qualidade do cuidado e do tratamento afim de reduzir a TB-MDR”, destaca. Ainda segundo ele, para aqueles com TB-MDR, é preciso garantir qualidade de vida no tratamento, preferencialmente com efeitos colaterais mínimos.

Dentre os pontos amplamente discutidos na Missão, estão: inclusão da TB na declaração sobre a resistência aos antimicrobianos; definição de estratégias para monitoramento e vigilância da resistência aos medicamentos da TB por meio de uso de tecnologias da biologia molecular. “Precisamos aumentar a cobertura e monitoramento da TB-MDR universalmente, e também comprometimento político para a questão, bem como financiamento para ampliar o acesso às tecnologias de monitoramento da AMR, pesquisa e desenvolvimento, sistema de saúde universal e responsabilização”, aponta. Segundo o presidente da REDE-TB, é importante sensibilizar os serviços e dar todos os recursos e tecnologias a ele, de forma a otimizar o tratamento da TB sensível, prevenindo abandonos / interrupção para que não ocorra droga-resistência.

Na foto, o Dr. Arcêncio está com o embaixador de Angola, Dr. Francisco José da Cruz, país que está na liderança em articulação do grupo de países africanos; com o Dr. Subtrat Mohanty, do Reach/ India, e membro do Conselho do Stop TB; Dr. Greg Paton, Diretor de Advocacy and Policy; e Dra. Deliana Garcia, Diretora de Programas, Migrants, Clinicians Network e Membro do Conselho do Stop TB.

Comentários