portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Novas abordagens para Pesquisa de Proteção Social

Novas abordagens para Pesquisa de Proteção Social

Publicação: 26 de dezembro de 2018

(Delia Boccia – London School Tropical Hygiene – UK)

Uma das ferramentas biomédicas consideradas para alcançar as metas da estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa acabar com a tuberculose até 2035, é uma nova vacina capaz de trazer resultados mais eficazes contra a doença. No entanto, as previsões indicam que a nova vacina só estará disponível em 10 anos. Por outro lado, a capacitação das ferramentas de proteção social e cobertura de saúde universal são uma outra maneira de acelerar o declínio da incidência da tuberculose, pois atuam diretamente no enfrentamento dos determinantes sociais.

A pesquisadora Delia Boccia apresentou uma gama de informações acerca de iniciativas de proteção social realizadas em todo o mundo, incluindo programas brasileiras como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, com indicação de especificidades e caminhos de pesquisa que demonstram grande potencial de rendimento para ir ao encontro dos objetivos da OMS.

Nesse contexto, falou do projeto “SOPHIA: proteção social para melhoria e acesso à saúde”, que trabalhará estas novas abordagens no Brasil com uma equipe multidisciplinar sob a liderança do Programa Nacional de Controle de TB em colaboração com o Banco Mundial.

Comentários