O necessário esforço para eliminar doenças negligenciadas
.
Pesquisas e programas voltados ao manejo de problemas relacionados a populações mais vulneráveis são fundamentais como política de saúde pública
Hanseníase, tuberculose, doença de Chagas, entre outras… O nome oficial deste conjunto de doenças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é doenças tropicais negligenciadas (DTNs).
E o tema é tão relevante que ganhou uma data com o objetivo de dar visibilidade e fomentar ações voltadas ao controle desses males – o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, 30 de janeiro, foi instituído em 2020. Em 2024, a campanha teve como lema o chamamento “Participe. Aja. Elimine. Vamos melhorar a vida de nossas comunidades combatendo as doenças tropicais negligenciadas nas Américas”.
Com metas ambiciosas, a OMS planeja medidas capazes de erradicar as DTNs até 2030, com estratégias que passam por monitoramento, diagnóstico e acesso a tratamento, além de prevenção, incluindo a eliminação de fatores de disseminação das doenças, como falta de saneamento básico.
Pesquisa e inovação, assim como sistemas de saúde sólidos, são pilares dessa trajetória, diz o documento.
Saiba mais: https://saude.abril.com.br/medicina/o-necessario-esforco-para-eliminar-doencas-negligenciadas