portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Observa TB: SUS e SUAS juntos no enfrentamento à tuberculose

Observa TB: SUS e SUAS juntos no enfrentamento à tuberculose

Publicação: 11 de março de 2024

.

O Observatório de Tuberculose no Espírito Santo (Observa TB) discutiu a intersetorialidade entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no tratamento da tuberculose. O evento aconteceu na segunda-feira (04) e na terça-feira (05), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

O Observa TB é desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (LabEPI/Ufes).

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou que o Brasil teve mais de 80 mil casos da doença no ano passado e no Estado foram cerca de 1,7 mil. “A tuberculose pode ser erradicada, mas ainda estamos convivendo com essa doença. É preciso criar um plano de redução anual dos casos”, disse.

“O Espírito Santo é um exemplo na intersetorialidade e parabenizo o Estado pela iniciativa de promover este evento. A tuberculose é uma doença socialmente determinada e é preciso trabalhar em conjunto para fazer diferença para a população, combatendo às vulnerabilidades sociais”, destacou a coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn, durante a abertura do evento.

Ainda na mesa de abertura, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, explicou que a integração entre saúde e social é fundamental para o desenvolvimento da gestão do cuidado no SUS. “Nós conseguimos avançar e vamos avançar ainda mais na expectativa de vida da população brasileira se tivermos eventos como esse, que envolvem a universidade, secretarias de governo e demais instituições”, pontuou.

Saiba mais: https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/observa-tb-sus-e-suas-juntos-no-enfrentamento-a-tuberculose

Comentários