portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Organização Mundial da Saúde parabeniza Brasil sobre ações de enfrentamento da tuberculose

Organização Mundial da Saúde parabeniza Brasil sobre ações de enfrentamento da tuberculose

Publicação: 2 de maio de 2023

Comitê interministerial foi criado pelo governo brasileiro. Ministério da Saúde vai coordenar colegiado até 2030

O Programa Global de Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS) parabenizou o governo brasileiro pela criação do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e outras Doenças Socialmente Determinadas (Cieds). Para a diretora do programa, Tereza Kasaeva, o Brasil fez um rápido progresso nos últimos seis meses ao reunir nove ministérios para priorizar o fim da tuberculose e abordar os principais impulsionadores da epidemia. “Isso servirá de inspiração para outros líderes. A OMS reconhece a iniciativa do Brasil como um resultado concreto no fortalecimento da colaboração multissetorial e na construção de um sistema de prestação de contas eficaz para acabar com a tuberculose”, afirmou.

Cieds reúne pastas estratégicas para o enfrentamento da doença, sob coordenação do Ministério da Saúde. O objetivo é desenvolver ações articuladas para alcançar inclusão social e cuidado integral às pessoas com tuberculose ou outras doenças determinadas socialmente.

Compromissos de alto nível do Brasil

O Ministério da Saúde realizou, em meados de abril, o seminário internacional Compromissos de alto nível para eliminação da tuberculose como problema de saúde pública. Na oportunidade, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou o compromisso e o empenho do governo federal com a eliminação da tuberculose e disse estar convicta de que isso só será possível com o fortalecimento do SUS, união de governos, sociedade civil e os conhecimentos da comunidade científica.

Tereza Kasaeva também participou do evento e fez parte das discussões de preparação para a próxima reunião de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre tuberculose, prevista para acontecer em setembro. Ela esteve acompanhada da ponto-focal em engajamento multissetorial no Programa Global de Tuberculose da OMS, Monica Dias, e de uma equipe da Opas Washington formada por Ruben Mayorga, chefe da Unidade de tuberculose, HIV/aids e IST, e Pedro Avedillo, especialista técnico em tuberculose.

Além da participação no evento, a agenda das equipes da OMS e da Opas-WDC incluiu reuniões com a ministra Nísia Trindade; com a Frente Parlamentar de Luta contra a tuberculose; e com representantes da sociedade civil atuante no enfrentamento da doença.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/abril/organizacao-mundial-da-saude-parabeniza-brasil-sobre-acoes-de-enfrentamento-da-tuberculose

Comentários