portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Pacientes com suspeita de tuberculose terão acesso prioritário a raio-x em UPAs

Pacientes com suspeita de tuberculose terão acesso prioritário a raio-x em UPAs

Publicação: 7 de fevereiro de 2023

Campo Grande registrou 1.043 casos e 64 mortes nos últimos dois anos

A partir desta terça-feira (31) pessoas com suspeita de tuberculose devem ter prioridade na fila para exame radiológico pulmonar na rede pública de saúde. Resolução publicada nesta manhã no Diogrande (Diário Oficial do Município) prevê cumprimento do protocolo de vigilância da infecção latente pelo vírus que desencadeia a doença, considerada altamente contagiosa.

Nos últimos dois anos foram 1.043 casos registrados em Campo Grande e 64 mortes, segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). No Brasil são 70 mil casos e 4,5 mil mortes em média ao ano.

Conforme a publicação, assinada pelo secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, a medida se dá pela “urgência da elucidação diagnóstica para a quebra da cadeia de transmissão da doença”. O paciente, no entanto, precisa atender a quatro critérios.

Ter tido contato direto com caso confirmado de tuberculose pulmonar, apresentar prova tuberculínica positiva, bem como pedido do exame radiológico de tórax e perfil carimbado e assinado pelo médico ou enfermeiro da unidade de saúde, além de apresentar documento com foto e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Vale ressaltar que no pedido deve constar observação de ‘contato de tuberculose pulmonar’. Após a realização do exame, o usuário retorna ao médico solicitante para que o mesmo verifique o resultado do exame diretamente no Sistema para Radiologia e, sendo positivo, as devidas medidas sejam tomadas.

Sintomas – O principal sintoma da doença, segundo o Ministério da Saúde, é a tosse seca persistente por mais de três semanas. Febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento são outros sinais de alerta. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/pacientes-com-suspeita-de-tuberculose-terao-acesso-prioritario-a-raio-x-em-upas

Comentários