Pesquisa desenvolve ferramenta de diagnóstico para tuberculose e pneumonia
Trabalho foi feito por estudante de Biotecnologia da UFSCar em intercâmbio na USP
O aluno Vitor Ribeiro de Almeida Reis, do curso de graduação de Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi vencedor, na categoria “Estudante universitário”, do 17º Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.
O estudo premiado – “Desenvolvimento de teste rápido nanoestruturado para diagnóstico diferencial de Pneumonia e Tuberculose” – teve como objetivo desenvolver um teste rápido, que consiste em um dispositivo de papel que funciona como ferramenta de diagnóstico de forma eficiente de tuberculose e pneumonia, de forma diferencial para as duas doenças. “O projeto se destaca por utilizar apenas uma linha teste para o diagnóstico, na qual o resultado é dado pela cor – amarelo ou vermelho. Essa cor é devida ao uso de nanopartículas de prata e de ouro”, explica o estudante da UFSCar. “Com isso, foi possível desenvolver um dispositivo que realizasse um diagnóstico eficiente de forma diferencial das duas enfermidades, com amostras de biomarcadores”. Para ele, o mais importante nessa pesquisa é “a possibilidade de produzir algo que tenha um impacto real no sistema de saúde e a chance de aprender muito”.
Os próximos passos devem ser os testes com amostras reais. “Os testes deverão ser feitos com amostras de escarro dos pacientes com as infecções já confirmadas”, detalha o pesquisador.
O 17º Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2024 é uma iniciativa da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países-membros, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).