portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Podemos pensar em eliminar a Aids no Brasil, diz médico escolhido para liderar combate ao HIV na Saúde

Podemos pensar em eliminar a Aids no Brasil, diz médico escolhido para liderar combate ao HIV na Saúde

Publicação: 16 de janeiro de 2023

Para Draurio Barreira, país tem condições de acabar com a epidemia da doença até 2030

O médico Draurio Barreira, gerente da tuberculose na Unitaid (Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra a Aids, malária e tuberculose), agência global ligada à OMS (Organização Mundial da Saúde), foi convidado para assumir o novo Departamento de Vigilância de IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

“Desejo voltar ao Brasil e contribuir com o processo de reconstrução”, afirma o médico, que atuou em programas de vigilância de doenças sexualmente transmissíveis no país na década de 1990.

“Penso na articulação de uma agenda interministerial que possa elevar a agenda de eliminação da Aids e das hepatites virais nas prioridades de governo”, acrescenta.

Para Barreira, “eliminação” é um termo possível e alcançável até 2030, conforme a meta proposta pela OMS. “Podemos ser o primeiro país em desenvolvimento a eliminar a tuberculose. Tenho muita clareza da factibilidade dessa meta de eliminação da doença como problema de saúde pública e da mesma maneira podemos pensar nas hepatites virais e na Aids”.

Ele sabe que as ações dos próximos anos podem devolver ao Brasil o papel de protagonista no enfrentamento à Aids e espera que o posto seja reconquistado.

“O Brasil tem condições como poucos de liderar o movimento sanitário de forma muito ousada porque, diferentemente de quase todos os países, tem um sistema de saúde que provê o acesso universal. Isso é muito raro”, finaliza.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2023/01/podemos-pensar-em-eliminar-a-aids-no-brasil-diz-medico-escolhido-para-liderar-combate-ao-hiv-na-saude.shtml

Comentários