Últimas Notícias

Prefeitura capacita profissionais da saúde para a prevenção da tuberculose no povo Warao

.

Equipes de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) participaram de capacitação sobre o Projeto MIRA-TB, que incorpora tecnologias para o rastreamento e tratamento da tuberculose em Migrantes Internacionais, Refugiados e Apátridas (Mira). O projeto é desenvolvido em Belém por meio da parceria entre a Prefeitura e a Universidade de São Paulo (USP).

“A parceria com Belém se dá pela existência de migrantes internacionais e refugiados no território, principalmente venezuelanos da etnia Warao e haitianos, que chegam de outros estados e acabam sendo diagnosticados aqui com a tuberculose”, explica o gestor do Projeto MIRA-TB e estudante da pós-graduação da USP, o enfermeiro Willie Bueno Bernardi, que está em Belém para realizar a capacitação.

O gerente de Atenção Primária à Saúde da Sesma, Vítor Nina, destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido com os indígenas venezuelanos desde 2017 com atendimentos pelos profissionais do Consultório na Rua, do Programa Municipal de Imunização e da Estratégia Saúde da Família com a criação da equipe de Saúde da Família Warao.

O Projeto MIRA-TB é desenvolvido por especialistas e estudantes de pós-graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Além de promover o rastreamento e tratamento das pessoas que têm a doença ativa, o projeto visa instituir o rastreio e tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), conhecido como Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT). Willie Bernardi esclarece que o TPT evita que indivíduos que têm contato com os pacientes adoeçam pela tuberculose e que a doença seja transmitida para mais pessoas.

Além disso, o MIRA-TB está instituindo o Sistema de Telecuidado para Pessoas Acometidas pela Tuberculose (VDOT), um sistema de telemonitoramento que permite que os profissionais acompanhem o tratamento do usuário de forma remota. Segundo o gestor do projeto, as pessoas que são supervisionadas durante o período em que precisam tomar os medicamentos têm chances muito maiores de completar o tratamento.

Saiba mais: https://agenciabelem.com.br/Noticia/244826/Prefeitura-capacita-profissionais-da-saude-para-a-prevencao-da-tuberculose-no-povo-Warao