portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Prefeitura capacita servidores para uso de sistema de acompanhamento de casos de TB

Prefeitura capacita servidores para uso de sistema de acompanhamento de casos de TB

Publicação: 11 de julho de 2023

A Prefeitura de Manaus deu continuidade, nesta terça-feira, 27/6, ao treinamento de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para utilização do sistema i-TB, voltado à vigilância e assistência em saúde na prevenção e controle da tuberculose. A terceira turma da capacitação reuniu profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Norte no Laboratório de Informática da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Ao todo, participaram do treinamento 13 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e diretores de unidades. O processo de capacitação visa expandir a utilização do i-TB para alcançar 50 unidades básicas gerenciadas pela Semsa.

“O sistema vem funcionando desde março deste ano, em fase piloto, em três unidades de saúde, que já utilizam a ferramenta para notificação de casos, acompanhamento do paciente em tratamento e qualificação do paciente e dos seus contatos”, informa Daniel Sacramento, chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa.

Daniel explica que o i-TB foi desenvolvido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE) e a Diretoria de Inteligência de Dados (DID), com o objetivo de reunir e facilitar o acesso dos profissionais de saúde a informações sobre o cuidado e saúde de pacientes com tuberculose, otimizando métodos e procedimentos de acompanhamento dos casos.

“Trabalhamos muito tempo com fichas manuais e impressas para monitoramento dos casos. Hoje, o profissional de saúde consegue visualizar essas informações por meio desse sistema, que tem como base informação, integração e inovação”, assinala o gestor.

Funcionamento

A responsável técnica do Núcleo de Controle da Tuberculose, Dinah Carvalho, informa que o treinamento capacita os profissionais de saúde para manusear o sistema de acompanhamento dos pacientes com tuberculose. No curso, eles conhecem o funcionamento dos módulos do programa, que trazem recursos como notificação de casos, alertas de situações que podem comprometer o tratamento de saúde e estatísticas.

“Ele também faz a gestão dos contatos, ou seja, as pessoas que têm contato mais íntimo e prolongado com o paciente de tuberculose, e que têm risco de futuramente adoecer pela doença. É um sistema inovador, que vem para melhorar e qualificar esse atendimento em Manaus”, afirma a técnica.

Um dos participantes da capacitação, o enfermeiro Juliano Gil Silva, destacou que o sistema informatizado contribui tanto para a melhor atuação dos servidores como para a assistência em saúde para os usuários acompanhados na rede municipal.

“O sistema diminui burocracias e até o uso de papel. Veio para contribuir para um melhor atendimento ao usuário e também para nós que manuseamos o sistema”, resume.

O treinamento na utilização do i-TB seguirá até a primeira quinzena de julho para a efetiva implementação do sistema nas 50 unidades de saúde abrangidas nesta nova fase. Com a utilização da ferramenta por um maior número de usuários e unidades, antecipa Daniel Sacramento, as equipes do DVAE e DID irão avaliar possíveis ajustes e melhorias antes de expandir o recurso para toda a rede municipal.

“A intenção é implantar o sistema em todas as unidades de saúde de Manaus até o final do ano”, conclui o chefe do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa.

Fonte: https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/prefeitura-capacita-servidores-para-uso-de-sistema-de-acompanhamento-de-casos-de-tuberculose/

Comentários