portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Prisões no Paraguai registram alta incidência de tuberculose

Prisões no Paraguai registram alta incidência de tuberculose

Publicação: 30 de janeiro de 2023

Assunção, 26 de jan (Prensa Latina) A tuberculose nas prisões paraguaias e nas principais populações circunvizinhas apresenta alta taxa de incidência e frequente disseminação, revela um estudo epidemiológico aqui publicado hoje.

A presença entre os reclusos desta doença infecciosa evitável e curável, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e transmitida por via aérea, representa um dos mais importantes desafios para o seu controle no país, revela a investigação.

Os esforços para lidar com essa condição, que já causou a morte de um preso, estão concentrados em gerar estudos de intervenção para determinar as melhores estratégias de controle da doença, principalmente nas maiores cidades, aponta o estudo.

A investigação de especialistas da área da saúde na linha de Epidemiologia da Tuberculose em presídios e comunidades do entorno evidencia a urgência de focar estratégias para interromper a transmissão e prevenir novas infecções nesses estabelecimentos e comunidades.

Os médicos do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia Gladys Estigarribia e Guillermo Sequera, responsáveis pelo estudo, admitiram que não foi possível especificar quais prisões ou cidades específicas desempenham um papel maior na transmissão da doença.

A equipe de pesquisadores realizou uma vigilância prospectiva de 2016 a 2021 que sequenciou 471 genomas do complexo Mycobacterium tuberculosis dentro e fora das prisões das duas maiores áreas urbanas do país, Assunção e Ciudad del Este.

Os especialistas encontraram evidências de transmissão frequente dentro das prisões, além de outros vínculos com a disseminação da doença nas comunidades vizinhas.

Fonte: https://www.prensalatina.com.br/2023/01/26/prisoes-no-paraguai-registram-alta-incidencia-de-tuberculose/

Comentários