Últimas Notícias

Proposta de vigilância de óbito por tuberculose em sistemas de informação

Lia Selig, Afranio Lineu Kritski, Angela Maria Cascão, José Ueleres Braga, Anete Trajman, Regina Maria Guedes de Carvalho

OBJETIVO: Propor estratégia de vigilância de óbitos relacionados à tuberculose com base no Sistema de Informação de Mortalidade.

MÉTODOS: Dados sobre os 55 óbitos relacionados à tuberculose, ocorridos em dois hospitais de grande porte do Rio de Janeiro entre setembro de 2005 e agosto de 2006, foram obtidos no Sistema de Informação de Mortalidade. Esses casos foram confrontados com os registros no Sistema de Informação de Agravos de Notifi cação (Sinan). O incremento no número de notificações e na completitude dos dados foi avaliado, bem como o tipo de entrada e desfecho no Sinan.

RESULTADOS: Dos 55 óbitos, 28 estavam notificados no Sinan. O relacionamento dos sistemas possibilitou as seguintes correções: 27 casos novos notificados, 14 novas notifi cações realizadas pela unidade em que ocorreu o óbito e o encerramento de dez notifi cações. Isso representou incremento de 41 (28%) notifi cações às 144 realizadas pelos dois hospitais em 2006. Nove casos foram reclassificados da condição de tuberculose sem confi rmação para tuberculose com confi rmação diagnóstica, e cinco casos foram reclassifi cados de tuberculose para Aids como causa básica de morte.

CONCLUSÕES: A vigilância de óbitos por tuberculose proposta permitiu aumentar a completitude dos sistemas de informação, diminuir a subnotifi cação e o número de casos não encerrados, supervisionar a vigilância epidemiológica das unidades e a qualidade do preenchimento das declarações de óbito, além de buscar contatos não avaliados pela equipe de saúde.

DESCRITORES: Tuberculose, mortalidade. Notifi cação de Doenças. Mortalidade Hospitalar. Registros de Mortalidade. Sistemas de Informação. Vigilância Epidemiológica.

PDF: Proposta de vigilância de óbito por tuberculose em sistemas de informação