portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » QIAGEN amplia acesso a teste IGRA com nova tecnologia desenvolvida especialmente para regiões de alta carga de tuberculose

QIAGEN amplia acesso a teste IGRA com nova tecnologia desenvolvida especialmente para regiões de alta carga de tuberculose

Publicação: 23 de maio de 2022

Solução inovadora foi desenvolvida para ajudar a atingir as metas globais de erradicação da doença, aumentando o acesso a testes de TB fáceis e confiáveis, especialmente em países e regiões de alta incidência e poucos recursos financeiros e laboratoriais

Como marco na luta contra a tuberculose, uma doença que estima afetar mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo, a QIAGEN, multinacional alemã especialista em diagnósticos moleculares, apresenta uma nova tecnologia desenvolvida a partir de seu consagrado teste QuantiFERON-TB Gold Plus. Com o propósito de chegar a países e regiões com alta carga de contaminação e poucos recursos financeiros e laboratoriais, o novo QIAreach® QuantiFERON®-TB é um dispositivo portátil que permite a detecção digital ultrassensível de infecção por TB, com um fluxo de trabalho de ponta a ponta, simples e econômico,  ampliando o acesso a testes confiáveis ​​de Interferon Gamma Release Assay (IGRA), teste padrão recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detecção e erradicação da doença a nível global.

“O QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus), teste IGRA referência mundial, é baseado na técnica de ELISA. Ao utilizar antígenos capazes de estimular respostas das células T CD8 e CD4, a solução permite uma avaliação mais abrangente da resposta imune mediada por células à infecção por TB.  Desta maneira, o QFT-Plus representa uma tecnologia confiável para o diagnóstico de infecção por tuberculose, exigindo infraestrutura laboratorial mais complexa e equipe técnica treinada”, destaca Raphael Oliveira, Gerente de Marketing Regional LATAM para Diagnósticos Moleculares da QIAGEN.

Para atender à necessidade de acesso ao diagnóstico rápido e confiável da infecção por TB, mesmo em situações desafiadoras e configurações remotas, o novo QIAreach® QuantiFERON-TB é um imunoensaio de fluxo lateral semiautomático, que utiliza uma tecnologia de nanopartículas fluorescentes para medir o nível de IFN-γ no plasma, liberado por células T CD4 e CD8, usando o mesmo tubo TB2 do QTF-Plus. Esta nova tecnologia permite detectar a infecção usando apenas um tubo de coleta de sangue (TB2), com cartuchos de uso único (eStick) em uma plataforma portátil (eHub), capaz de realizar até oito testes e fornecer um resultado qualitativo final (positivo ou negativo), em um intervalo de tempo de 3-20 minutos. Vale ressaltar que, assim como qualquer teste IGRA, a nova tecnologia necessita de um tempo de 16-24 horas de incubação da amostra para ativação da resposta linfocitária.

Alguns pesquisadores já concluíram algumas avaliações deste teste, sendo que o estudo publicado na European Respiratory Journal, por F. Saluzzo e colaboradores, avaliou o desempenho clínico do QIAreach QFT na detecção de infecção por TB em uma população HIV negativa, com TB pulmonar confirmada microbiologicamente e voluntários saudáveis ​​de baixo risco.

“Importante destacar que este estudo é um dos primeiros conduzidos em uma grande coorte e apoia relatórios anteriores de um bom desempenho clínico do QIAreach QFT no diagnóstico de infecção por TB. Com uma sensibilidade geral de 94,6%, o desempenho do QIAreach QFT é comparável ao relatado do QFT-Plus, onde as taxas de concordância foram notavelmente altas, demonstrando um bom desempenho no diagnóstico de infecção por tuberculose”, aponta Oliveira.

De acordo com os autores do estudo, “O QIAreach QFT pode oferecer vários benefícios técnicos e operacionais em relação aos IGRAs mais complexos, baseados em ELISA ou ELISPOT. Em primeiro lugar, pode simplificar o fluxo de trabalho geral, permitindo também a implementação do teste com treinamento mínimo em ambientes descentralizados, com infraestrutura limitada, onde o ELISA pode não ser prontamente disponível. Além disso, este teste aborda uma das principais limitações à ampla implementação de IGRA em lactentes e crianças pequenas, reduzindo o volume de sangue necessário para realizar o teste de 4 mL para 1 mL. Finalmente, este ensaio pode ser realizado rapidamente sem necessidade de ‘batch’ de amostras, uma vez que cada eStick pode ser executado de forma independente, com capacidade de até oito amostras por eHub, fornecendo uma leitura dos resultados em no máximo 20 min. Isso pode melhorar significativamente o número de amostras que podem ser testados por dia em comparação com ensaios baseados em ELISA”.

Por fim, os pesquisadores concluíram que “Melhorar a acessibilidade ao teste de Infecção por TB pode aumentar a aceitabilidade da terapia preventiva, que ainda é ruim em várias comunidades. Portanto, o uso do QIAreach QFT em configurações remotas pode potencialmente favorecer a eliminação da TB, reduzindo indiretamente o número necessário para tratar”.Referência:

Saluzzo F, Mantegani P, Poletti de Chaurand V, et al. QIAreach QuantiFERON-TB for the diagnosis of Mycobacterium tuberculosis infection. Eur Respir J 2022; 59: 2102563 [DOI: 10.1183/ 13993003.02563-2021].

Sobre a QIAGEN

A QIAGEN é uma multinacional alemã, especialista em tecnologia para diagnósticos moleculares, testes aplicados, pesquisa acadêmica e farmacêutica. Com mais de 5.900 colaboradores distribuídos em 25 países e parceiros comerciais em mais de 60 nações, a empresa oferece um portfólio de mais de 500 produtos entre kits consumíveis, instrumentos e bioinformática, que atendem às diversas necessidades globais, desde pesquisas acadêmicas a aplicações de saúde de rotina.

Fonte: https://newslab.com.br/qiagen-amplia-acesso-a-teste-igra-com-nova-tecnologia-desenvolvida-especialmente-para-regioes-de-alta-carga-de-tuberculose/

Comentários