portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » REDE-TB Participa da Reunião do BRICS na África do Sul

REDE-TB Participa da Reunião do BRICS na África do Sul

Publicação: 11 de dezembro de 2023

.

De 10 a 15 de dezembro, ocorre em Durban, África do Sul, a Reunião da Rede TB BRICS, reunindo representantes dos países membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e pesquisadores. O objetivo principal é compartilhar experiências e definir uma agenda de cooperação de pesquisa em vacinas, diagnósticos, tratamentos e práticas bem-sucedidas de saúde pública.

A delegação do Brasil é composta pela Dra. Fernanda Dockhorn, Coordenadora-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas (CGTM) e pelo Dr. Eduardo Alves, técnico do mesmo departamento do Ministério da Saúde. Juntam-se a eles, o representante da Academia o presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB, Dr. Ricardo Arcêncio e demais pesquisadores.

A maioria dos pesquisadores da delegação brasileira são coordenadores da REDE-TB. Além do presidente, Dr. Arcêncio, também estão presentes a vice-presidente Dra. Erika Chimara, Dr. Afrânio Kritski, Dra. Anete Trajman, Dra. Valéria Rola, Dra. Ana Paula Kipnis, Dra. Anna Cristina Calçada e Dra. Joilda Nery. A Dra. Marcia Polese Bonatto, do Hospital Moinho de Vento, parceiro estratégico da REDE-TB, envolvido em vários projetos de Tuberculose Pediátrica, como o Projeto TB PED, focado no diagnóstico da tuberculose e de outros agentes infecciosos respiratórios em crianças.

Os países do BRICS são responsáveis por 70% dos casos globais de Tuberculose e, por serem grandes lideranças, têm o potencial de definir estratégias para a eliminação da doença até 2030.

A presença desses pesquisadores e representantes de instituições contribui para discussões e estratégias relevantes no contexto do BRICS, especialmente na área de saúde pública e, mais especificamente, no combate à Tuberculose.

Comentários