portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » REDE-TB participa do Lançamento do Programa Brasil Saudável

REDE-TB participa do Lançamento do Programa Brasil Saudável

Publicação: 7 de fevereiro de 2024

.

Nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, diretores e coordenadores de área da REDE-TB participaram do lançamento do Programa Brasil Saudável, Brasil Saudável, que tem como objetivo eliminar infecções e doenças como tuberculose, hanseníase, HIV/aids e malária, que acometem populações em vulnerabilidade social. A iniciativa que surgiu da Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS).

Com a iniciativa, o Brasil estabelece um marco internacional, alinhado à Organização Mundial da Saúde (OMS), às metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e à iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a eliminação de doenças nas Américas.

Através do Brasil Saudável, o Ministério da Saúde e outros 13 ministérios do governo federal atuarão em várias frentes, abordando questões como fome e pobreza, direitos humanos, proteção social, qualificação de profissionais de saúde, incentivo à inovação científica e tecnológica, infraestrutura e saneamento básico. O programa também identificou 175 cidades prioritárias que possuem altas cargas de doenças determinadas socialmente, concentrando esforços nessas áreas.

A participação ativa da REDE-TB neste evento é fundamental para garantir que as estratégias de enfrentamento à tuberculose sejam integradas às políticas e programas de saúde mais amplos. Ao participar do lançamento do Programa Brasil Saudável, a REDE-TB reforça seu compromisso com a saúde da população brasileira e contribui para o fortalecimento das ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose em todo o País.

O Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar, foi instituído pelo Decreto Nº 11.908, de 06 de fevereiro de 2024, que altera o Decreto nº 11.494, de 17 de abril de 2023, para dispor sobre o Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente. Assista o lançamento do Programa Brasil Saudável: https://www.youtube.com/live/1gtT8sJtm3I?si=1GE12az94jI9_q7g

Comentários