Últimas Notícias

Relação entre Virulência e Imunopatogenicidade em Modelos de Infecção Experimental por Mycobacterium Tuberculosis

(Elena Lassouskaya e Fabrício Moreira – UFRJ/UENF)

A pesquisadora Elena Lassouskaya apresentou dados do estudo que analisa a relação entre virulência e imunopatogenicidade do bacilo da Tuberculose: Mycobacterium tuberculosis.

A imunopatogênese da tuberculose pulmonar está associada à formação de granulomas nos pulmões. Granuloma é uma característica da tuberculose, que pode contribuir para a proteção do hospedeiro, por meio da contenção e eliminação de bactérias, ou para a imunopatologia, promovendo a destruição de tecidos e a disseminação e transmissão bacteriana.

A análise que lhe apresento foi realizada a partir da infecção de camundongos resistentes com cepa hipervirulenta de tuberculose. Os resultados sugerem que esse quadro de infecção reproduz a patologia necrótica e está associada ao aumento do recrutamento de neutrófilos. O tratamento com rifampicina reduziu as cargas micobacterianas nos pulmões e, em menor medida, a extensão das lesões necróticas. O ibuprofeno (droga anti-inflamatória) reduziu lesões e necrose, e em menor medida, os números bacterianos no pulmão, abrindo novas perspectivas para terapia adjuvante na TB, principalmente nos pacientes com resposta hiperinflamatória.