portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Retomada do mestrado profissional e compromisso contra tuberculose marcam 40 anos do Hélio Fraga

Retomada do mestrado profissional e compromisso contra tuberculose marcam 40 anos do Hélio Fraga

Publicação: 8 de abril de 2024

.

A reafirmação da relevância social do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) na assistência à população com tuberculose multirresistente e outras micobacterioses deu o tom da cerimônia da celebração dos 40 anos do CRPHF. A solenidade também foi marcada pelo anúncio da retomada do mestrado profissional em tuberculose. Ao compartilhar a novidade, o diretor da ENSP disse considerar o retorno do curso muito importante para ampliar a integração entre ensino, pesquisa e assistência. “É uma grande contribuição, nesse momento do país, para o Programa Brasil Saudável”, disse Marco Menezes.

A solenidade teve ainda a participação do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, do chefe do Hélio Fraga, Paulo Victor Viana, da coordenadora de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Tânia Fonseca, e de autoridades da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), além da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) e do Observatório de Tuberculose Brasil. Os convidados enfatizaram a capacidade técnica do Centro e a articulação com a sociedade e o governo.

O Diretor Marco Menezes também destacou a importância do CRPHF na luta nacional contra as doenças determinadas socialmente. “Falar de combate à tuberculose é falar de desigualdade, de enfrentamento à pobreza e à fome”, afirmou. Segundo o diretor, o momento é de celebração, assim como de reflexão e avaliação dos desafios enfrentados ao longo dos 40 anos de história. Ele também elogiou o movimento de aproximação do Centro com a sociedade civil e os movimentos sociais, parceria que considera fundamental.

O evento também contou com a cerimônia de descerramento da placa do jubileu de comemoração dos 40 anos do CRPHF. Os participantes da mesa de abertura receberam a Medalha Hélio Fraga, que reconhece a presença deles neste momento histórico. A pesquisadora e fundadora do Centro, Margareth Dalcolmo, e Rivaldo Venâncio, da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, também foram homenageados.

Saiba mais: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/55026

Comentários