Rio de Janeiro: Estado lança Painel da Tuberculose com o mapa da doença
.
A Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) apresentou, na última terça-feira, 6, Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, o Painel da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro, com dados abertos à população sobre o cenário da doença nos municípios fluminenses. Disponível no Monitora RJ, que pode ser acessado na página da SES-RJ na internet (www.saude.rj.gov.br) que contém os painéis de arboviroses, covid, influenza e outras enfermidades – a ferramenta apresenta números atualizados mensalmente de casos e informações sobre a distribuição por sexo, raça/cor, faixa etária, escolaridade, além de indicadores relacionados à infecção e a diabetes.
Em 2022, foram registrados 17.212 novos casos de tuberculose no Estado do Rio. Deste total, 60,6% dos pacientes concluíram o tratamento e ficaram curados, mas 18,19% abandonaram os cuidados médicos. Ainda de acordo com o Painel, atualmente, 70% dos casos de tuberculose acometem homens, na faixa etária de 25 a 34 anos com ensino fundamental, 67% dos doentes se declararam pretos ou pardos.
Os dados para criação do Painel da Tuberculose são extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, atualizados mensalmente no painel. Para a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, este raio-x será um importante recurso para aprimorar a identificação do perfil da doença no estado.
“A tuberculose é uma doença muito grave que acomete milhares de pessoas em todo o país. No nosso estado, estamos avançando cada vez mais para oferecer à população o diagnóstico precoce, por meio dos testes rápidos moleculares, além de uma maior oferta de exames. A criação do painel será mais uma ferramenta importante na identificação do perfil e do georreferenciamento das pessoas acometidas pela doença. Acreditamos que com informação qualificada vamos salvar mais vidas”, destacou.
Saiba mais: https://avozdaserra.com.br/noticias/estado-lanca-painel-da-tuberculose-com-o-mapa-da-doenca