Roraima: Servidores participam de oficina sobre estratégias de vigilância de óbitos por tuberculose
.
A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde, deu início na terça-feira, dia 06, a uma série de treinamentos que visam fortalecer a atuação de profissionais de saúde nas estratégias de controle da vigilância de óbitos relacionados à tuberculose em Roraima.
Reunindo representantes da Atenção Básica dos Municípios, Vigilância Epidemiológica, Núcleos de Vigilância Hospitalar e Saúde Indígena, a atividade que abriu a programação no Estado ocorreu no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, situada no bairro São Francisco.
“A Vigilância do Óbito faz uma avaliação das mortes que ocorreram e que possuem relação com a tuberculose, para que possamos identificar os possíveis erros durante a execução dos serviços de saúde, para que possamos corrigi-los”, destacou a gerente do Núcleo de Controle da Tuberculose da Sesau, Ângela Félix.
Além da Capital, a programação inclui atividades na Casai-Y (Casa de Saúde Indígena Yanomami), abrigos voltados para a população imigrante, Unidades Básicas de Saúde e Universidade Estadual de Roraima.
Responsável pela Unidade de Vigilância da Casai-Y, Alessandra Dias, afirmou entender a importância da participação de todas as vigilâncias do Estado para o fortalecimento do combate à tuberculose.
“Está sendo bem interessante saber como é que funciona essa questão dos óbitos [causados pela tuberculose], e eu acho que era algo até que estava faltando”, pontuou.