portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Rumo a 2030: Perspectivas para a eliminação da tuberculose e doenças determinadas socialmente

Rumo a 2030: Perspectivas para a eliminação da tuberculose e doenças determinadas socialmente

Publicação: 16 de abril de 2024

.

Para discutir estratégias e metas para a eliminação da tuberculose e outras doenças correlacionadas enquanto problemas de saúde pública, o programa Papo de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde do estado do Rio de Janeiro, recebeu a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, e o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/SVSA/MS), Draurio Barreira.

O encontro, com mais de 250 participantes de todo o Brasil, foi conduzido pela superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus. Durante o programa, foram discutidos temas como a liderança global do país na resposta à tuberculose e outras questões relacionadas ao enfrentamento das doenças determinadas socialmente.

Ethel Maciel trouxe à discussão o Programa Brasil Saudável, uma iniciativa fundamental para os desafios que o país enfrenta no campo da saúde. A secretária destacou a importância de olhar para além do tratamento e do diagnóstico da tuberculose. A doença, segundo ela, é influenciada por determinantes sociais como acesso à renda, escolaridade, moradia, dentre outros. Para abordar essas questões complexas, o Comitê Interministerial para Eliminação da Tuberculose e Doenças Socialmente Determinadas (Ciedds) foi criado.

“O Ciedds, inicialmente formado por 9 ministérios e posteriormente expandido para 14, tem como objetivo central promover a integração das políticas públicas”, explica Ethel. “Esta abordagem interdisciplinar visa não apenas a tuberculose, mas outras 10 doenças e 5 infecções prioritárias. A ideia é concentrar esforços em regiões onde há maior incidência dessas enfermidades, como a malária em 30 municípios específicos e as hepatites em ambientes carcerários”.

Saiba mais: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/rumo-a-2030-perspectivas-para-a-eliminacao-da-tuberculose-e-doencas-determinadas-socialmente

Comentários