portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Russos transformam pesticida em tratamento contra bactérias super-resistentes

Russos transformam pesticida em tratamento contra bactérias super-resistentes

Publicação: 13 de janeiro de 2021

Cientistas da Universidade Federal Immanuel Kant do Báltico, na Rússia, criaram o tratamento a partir do composto OTB-021, considerado tóxico e cancerígeno

Cientistas da Universidade Federal Immanuel Kant do Báltico, na Rússia, criaram um tratamento contra bactérias super-resistentes a antibióticos a partir de um pesticida tóxico e cancerígeno. O feito foi postado na edição de outubro do periódico Antibiotics.

Os pesquisadores estudaram um conjunto de compostos conhecidos como heteroaromáticos de nitrogênio com um grupo nitro. Em testes, a substância OTB-021 funcionou bem contra cepas de patógenos causadores da tuberculose, mas foi impotente contra cepas de microrganismos que pertencem ao chamado “Eskape” — grupo das espécies bacterianas que mais frequentemente desenvolvem resistência a antibióticos (Enterococcus faeciumStaphylococcus aureusKlebsiella pneumoniaeAcinetobacter baumanniiPseudomonas aeruginosa e Enterobacter aerogenes).

Para entender como deveriam modificar o composto para que pudesse agir sobre essas bactérias patogênicas, os cientistas construíram duas séries isoméricas (idênticas no arranjo atômico) baseadas no OTB-021. Os grupos amino laterais mudaram de posição para tornar o núcleo, rico em nitrogênio aromático, mais compacto, visando reduzir a toxicidade da substância.

Em testes, os estudiosos descobriram que as bactérias do grupo Eskape foram facilmente suprimidas pelas novas substâncias. Segundo eles, a concentração mínima necessária para que o composto restrinja o crescimento de microrganismos é próxima à presente em outros antibióticos.

“Partindo da estrutura do antimicobacteriano OTB-021, que não tem atividade contra patógenos Eskape, desenvolvemos, sintetizamos e testamos duas séries isoméricas de novos análogos com um grupo amino que muda sua posição na estrutura”, explicou Mikhail Krasavin, coautor do estudo, em comunicado. “Esses compostos podem inibir o crescimento de todos os patógenos do grupo Eskape e, provavelmente, ajudarão a desenvolver novos medicamentos eficazes contra doenças bacterianas que às vezes são muito difíceis de tratar.”

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/12/russos-transformam-pesticida-em-tratamento-contra-bacterias-super-resistentes.html?fbclid=IwAR2uFHVS6z7hnDMo-w7mQsCEcKtSoJpJu5vHm8tMoPchm6sGbyu9Zxaya2E

Comentários