portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Saúde lança cursos sobre vigilância epidemiológica de HIV, aids, sífilis, hepatites virais e tuberculose

Saúde lança cursos sobre vigilância epidemiológica de HIV, aids, sífilis, hepatites virais e tuberculose

Publicação: 1 de abril de 2024

.

O Ministério da Saúde lançou um conjunto de cursos on-line gratuitos na plataforma AvaSUS. Voltados para profissionais da saúde com foco na vigilância epidemiológica de HIV, aids, sífilis, hepatites virais e tuberculose, os cursos foram concebidos pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), e pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O objetivo da iniciativa é qualificar, atualizar e contribuir para o desenvolvimento de habilidades de vigilância em saúde, já que o conhecimento e as habilidades em vigilância são essenciais para o planejamento, a implementação e a avaliação em saúde pública. O curso principal tem carga horária de 40h e aborda os princípios da vigilância epidemiológica. Os demais cursos têm carga horária de 10h e focam especificamente na tuberculose, nas hepatites virais, na sífilis, em HIV e aids. Todas as qualificações são autoinstrucionais e incluem técnicas de aprendizagem com a utilização de recursos visuais, auditivos e atividades práticas.

Os cursos contam com conteúdos atualizados em relação à epidemiologia e vigilância em saúde, Política Nacional de Vigilância em Saúde, procedimentos de notificação e investigação de casos, fluxos de trabalho, prazos, instrumentos utilizados, critérios para definição de casos, além dos sistemas de informação em saúde e medidas de controle.

Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/saude-lanca-cursos-sobre-vigilancia-epidemiologica-de-hiv-aids-sifilis-hepatites-virais-e-tuberculose?

Comentários