portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Secretaria Municipal da Saúde realiza live para falar sobre os principais cuidados com a tuberculose

Secretaria Municipal da Saúde realiza live para falar sobre os principais cuidados com a tuberculose

Publicação: 22 de abril de 2024

.

A Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo (SMS), junto da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) realizou uma live sobre os cuidados com a tuberculose. O vídeo conta com a presença da médica infectologista Rachel Russo Leite, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), para explicar sobre os cuidados e métodos de prevenção da doença.

O enfoque da live apresentado pela jornalista Christiane Balbys foi principalmente informar a população sobre a forma de transmissão, sintomas e tratamento da doença. Outro ponto fundamental abordado é a necessidade de se falar sobre a tuberculose. “A gente precisa falar de tuberculose porque a tuberculose ainda está aí… ela ainda é a doença que mais mata no mundo inteiro, perdeu um pouquinho pra covid nos anos da pandemia, mas já está recuperando novamente seu posto de doença infecciosa de maior mortalidade.” Disse a Dr. Rachel durante a live.

Em 2022 foram registrados 6.572 casos da doença, em comparação, foram registrados 7.217 caos em 2023. Esse aumento no número de casos ocorre devidos a todas essas intensificações na busca de pessoas afetadas sem o diagnostico. Sobre essa situação a Dr. Rachel comentou, “Então agora todos os nossos esforços de todas as nossas unidades, sejam elas básicas ou não, é justamente de achar esses pacientes que estão doentes e não sabem. Então a gente sim vai ter um aumento para depois começar a abaixar novamente”.

Nas considerações finais, a Dr. Rachel falou mais sobre a campanha desse ano e fez um apelo. “Como nós vamos acabar com a tuberculose? fazendo justamente isso que a gente está propondo. Pegar as pessoas que estão doentes e se prevenir, então eu peço para todo mundo que está tossindo ou teve contato com a tuberculose, procure uma unidade e procure saber um pouco mais sobre a doença…O recado é sim, podemos acabar com a tuberculose”.

Saiba mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/noticias/?p=364242

Comentários