Últimas Notícias

Seminário debate desigualdades no acesso à saúde em Porto Alegre e lança ferramenta digital contra a tuberculose

Aplicativo será lançado nesta quarta-feira (27) durante seminário no auditório da Escola de Enfermagem da UFRGS

Porto Alegre foi escolhida com uma das três capitais para a implementação do teste do aplicativo Monitora TB, novo projeto do TBCOM – Articulando Ações de Comunicação e Saúde. O aplicativo será lançado no dia 27 de novembro, durante o Seminário Racismo e outras interseccionalidades implicadas na Tuberculose: quais tecnologias de cuidado nos demandam?, realizado no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A capital gaúcha possui um incidente de contágio da tuberculose (TB) acima da média nacional. No Brasil, a proporção foi 37 casos para cada 100 mil habitantes em 2023, enquanto em Porto Alegre foi de 83 casos para cada 100 mil habitantes no mesmo período, de acordo com o Boletim Municipal Epidemiológico Temático da Tuberculose, publicado em maio de 2024.

A TB é considerada uma doença negligenciada, pois atinge desproporcionalmente populações vulneráveis, com destaque para a população negra, pessoas em situação de rua, privadas de liberdade e vivendo com HIV/Aids. “Porto Alegre é o município que mais contribui com os casos no Rio Grande do Sul e precisa, obviamente, ser o centro das atenções”, destaca Neusa Heinzelmann, presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento à Tuberculose.

O Monitora TB foi desenvolvido como parte de uma estratégia de comunicação, mobilização social e enfrentamento intersetorial da tuberculose. A proposta do aplicativo é reduzir barreiras de acesso entre a população e as informações sobre a doença, como sintomas, serviços de saúde e tratamento.

“O aplicativo é uma estratégia de comunicação a ser explorada em suas várias possibilidades, tanto de acesso à informação quanto de conexão entre pessoas, buscando o rompimento de barreiras de acesso aos cuidados de saúde”, afirma Neuza.

Saiba mais: https://www.brasildefators.com.br/2024/11/27/seminario-debate-desigualdades-no-acesso-a-saude-em-porto-alegre-e-lanca-ferramenta-digital-contra-a-tuberculose