portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Servidores da Saúde passam por formação especial sobre tuberculose

Servidores da Saúde passam por formação especial sobre tuberculose

Publicação: 9 de maio de 2023

Atividade ocorreu no Centro Unificado de Serviços (Centrus) e teve como objetivo investigar a incidência, sintomas, diagnósticos, formas de tratamento e prevenção da doença

A Prefeitura de Suzano, por meio do Ambulatório de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na quarta-feira da semana passada (19/04) um encontro de formação especial sobre tuberculose destinado a enfermeiros e médicos que atuam em sete unidades de saúde da região norte do município. A atividade contou com a participação de 30 servidores e ocorreu no Centro Unificado de Serviços (Centrus) da avenida Paulo Portela, das 8 horas ao meio-dia, com o objetivo de subsidiar as equipes para o manejo clínico dos casos desta doença.

A ação foi direcionada aos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) Manuel Evangelista (Jardim São José), Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo), Maria Inês Pinto dos Santos (Jardim Revista) e USF Jardim Europa. Por sua vez, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Alzira Pereira Mayer (Jardim Alterópolis), Octacilio de Carvalho Schiavi (Jardim Dona Benta) e Esthelina Maria Barbosa (Miguel Badra Alto), também foram contempladas.

Durante a iniciativa foram abordados casos registrados no município com o objetivo de investigar a incidência, sintomas, diagnósticos, formas de tratamento e prevenção da doença. A ação visou relacionar as evidências científicas com a experiência obtida pelas equipes de profissionais que atuaram no combate contra a tuberculose. Cada unidade encaminhou um médico e um enfermeiro para participar da atividade.

Também foi destacado que, caso a pessoa apresente tosse por três semanas, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível.

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Ishi, é importante que os profissionais que lidam diretamente com o tratamento desta enfermidade estejam devidamente atualizados sobre o assunto. “Visamos oferecer um atendimento de qualidade para toda à população suzanense. Por isso, é necessário que o conhecimento dos agentes da rede municipal seja regularmente atualizado. Este tipo de medida é preventiva e garante melhores condições de vida ao público atendido”, destacou o chefe da pasta.

Fonte: https://suzano.sp.gov.br/web/servidores-da-saude-passam-por-formacao-especial-sobre-tuberculose/

Comentários