Últimas Notícias

SES qualifica equipes de saúde da Regional Norte para aplicação de prova tuberculínica

.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, em fevereiro, dois dias de capacitação prática sobre o teste de aplicação e leitura da prova tuberculínica. O evento, coordenado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas da secretaria, em parceria com a Regional de Saúde Norte, reuniu profissionais dos 13 municípios da regional, em Porangatu, e teve como objetivo identificar pessoas que entraram em contato com alguém doente por tuberculose e, caso o exame dê positivo, tratá-las preventivamente.

Na oportunidade foi realizado um momento de manejo clínico da Infeção Latente de Tuberculose, que é a continuidade do processo de investigação desses casos. “O tratamento da Infecção Latente de Tuberculose, é quando a pessoa está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas não está doente”, explica o coordenador do programa estadual, Emílio Miranda, que aplicou a capacitação, com apoio da coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional Norte, Giselly Soares Egídio.

O treinamento foi dividido em dois momentos. Um sobre aplicação e leitura da prova tuberculínica, com cinco participantes de enfermagem e biomedicina de Porangatu (sede da regional), Minaçu, São Miguel do Araguaia e Mundo Novo. De acordo com Emílio, esses municípios vão se organizar para atender as demais cidades da região, por meio de pactuação. A outra parte, com abordagem do manejo clínico , com todos os 42 participantes, entre biomédicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde de todos os municípios da regional.

Saiba mais: https://goias.gov.br/saude/ses-qualifica-equipes-de-saude-da-regional-norte-para-aplicacao-de-prova-tuberculinica/