portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Tuberculose é a primeira doença combatida pelo calendário infantil de vacinação

Tuberculose é a primeira doença combatida pelo calendário infantil de vacinação

Publicação: 20 de setembro de 2022

Vacina BCG costuma ser aplicada ainda na maternidade, prevenindo contra esta infecção de origem bacteriana

Assim que nascem, os bebês estão vulneráveis e o organismo deles ainda não detém todos os anticorpos necessários para combater infecções por vírus ou bactérias. Dessa forma, ainda na maternidade, eles são imunizados contra a tuberculose, doença pulmonar provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta os pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro) e, quando não tratada adequadamente pode levar a óbito.

Seguindo o calendário nacional de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplica a vacina BCG em cada recém-nascido atendido pelas maternidades da cidade. Além disso, a imunização acontece nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas para a população infantil até quatro anos.

Tuberculose pulmonar

A tuberculose é transmitida por meio de gotículas que viajam pelo ar. A infecção acontece quando alguém doente tosse, fala ou espirra e o transporte aéreo da bactéria alcança outra pessoa saudável. Os sintomas mais comuns da doença são tosse, às vezes com expetoração e sangue, dores no peito, falta de ar, perda de peso, fraqueza, febre e suores – principalmente no final do dia.

No caso das crianças menores de dez anos, os sintomas podem facilmente serem confundidos com outras doenças próprias da infância. Portanto, deve-se suspeitar de tuberculose na criança quando redução de apetite, perda de peso e tosse persistente (por mais de duas semanas) ocorrerem simultaneamente.

Para casos confirmados da doença, a capital oferece tratamento na rede municipal de saúde, feito por meio de comprimidos dispersíveis com diluição de água.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo a erradicação da tuberculose no mundo até o ano de 2030. Embora a incidência da doença tenha crescido nos últimos anos, o Brasil atua positivamente no sentido de imunizar a população contra a doença no nascimento, durante a infância e adolescência, até os 15 anos. Portanto, a melhor maneira de evitar o contágio da tuberculose é por meio da vacinação.

Desde o início de agosto a rede municipal de saúde integra a campanha nacional de multivacinação infantil, que segue até o dia 30 de setembro e contou com o Dia D de multivacinação (20 de agosto). Somente ao longo da primeira etapa da campanha, em agosto, os equipamentos de saúde aplicaram 808.624 doses de vacinas, contemplando mais de 20 doenças previstas no calendário vacinal, incluindo a tuberculose.

Para saber qual a UBS mais próxima de sua residência, basta acessar a plataforma Busca Saúde.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=334913

Comentários