portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Tuberculose e Aids podem ser eliminadas no Brasil, diz novo diretor do Ministério da Saúde

Tuberculose e Aids podem ser eliminadas no Brasil, diz novo diretor do Ministério da Saúde

Publicação: 7 de fevereiro de 2023

Médico Draurio Barreira vai chefiar o Departamento de Vigilância de IST/Aids e Hepatites Virais, que foi alvo de cortes no orçamento no governo Bolsonaro.

O médico Draurio Barreira assume a direção do Departamento de Vigilância de IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde buscando diminuir ou até eliminar doenças transmissíveis que ainda representam uma grave ameaça à saúde pública, como a tuberculose e a Aids.

Para isso, segundo ele, é preciso oferecer e ampliar o acesso a novas tecnologias para prevenção e diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS), além da reabertura do diálogo com a sociedade.

“Eu acredito na possibilidade da eliminação dessas doenças, como a sífilis congênita, a tuberculose e até da Aids como problema de saúde pública”, disse.

Vale notar que:

  • Eliminar é diferente de erradicar;
  • Quando uma doença é eliminada, a taxa de infecção chega a quase zero ou zero. Ainda requer vigilância, mas não é considerado mais um problema de saúde pública;
  • Quando uma doença é erradicada, significa a ausência total da possibilidade de transmissão, como é o caso da poliomielite no Brasil, freada por conta da vacinação.
  • A meta global aprovada pelos estados-membros da ONU e liderada pelo UNAIDS para a eliminação da Aids como ameaça à saúde pública é até 2030.

Fonte: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/01/31/tuberculose-e-aids-podem-ser-eliminadas-no-brasil-diz-novo-diretor-do-ministerio-da-saude.ghtml

Comentários