portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Tuberculose: nova abordagem melhora diagnóstico e tratamento de crianças em Serra Leoa

Tuberculose: nova abordagem melhora diagnóstico e tratamento de crianças em Serra Leoa

Publicação: 1 de abril de 2024

.

Em 2022, MSF começou a implementar o uso de novas ferramentas para ajudar a diagnosticar a TB, de acordo com as diretrizes recém-lançadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas diretrizes incluem “algoritmos de decisão de tratamento”, usando amostras de fezes para testes moleculares ou amostras de urina para crianças que vivem com HIV. A equipe também estabeleceu um sistema eficiente de transporte de amostras dos 12 locais de DOT para o laboratório do hospital de Makeni, onde as amostras são submetidas a testes moleculares.

Assim como no caso de Augustine, um número alarmante de crianças com menos de 5 anos de idade que estão sendo tratadas para tuberculose apresenta desnutrição grave. A equipe de MSF no distrito de Bombali também oferece tratamento contra a desnutrição como parte de seu programa de TB pediátrica.

Em 2023, um total de 2.148 pessoas com tuberculose sensível a medicamentos (isto é, que podem ser tratadas com medicamentos anti-TB de primeira linha) foram inscritas no programa de tuberculose no distrito de Bombali. Depois de implementar as novas ferramentas de diagnóstico, o número de crianças com menos de 15 anos de idade no programa de TB sensível a medicamentos aumentou substancialmente, de 31 em 2020 para 405 pacientes em 2023.

“Com o alto número de casos de TB em crianças que vemos em Serra Leoa, está claro que o NLTCP precisa de mais apoio do governo e dos doadores para ampliar e replicar esse modelo bem-sucedido de diagnóstico e tratamento de TB em todo o país”, diz o coordenador médico de MSF, Dr. Kennedy Uadiale. “Os programas de alimentação terapêutica também devem ser disponibilizados sistematicamente nos locais de DOT para promover melhores resultados de tratamento.”

Saiba mais: https://www.msf.org.br/noticias/tuberculose-nova-abordagem-melhora-diagnostico-e-tratamento-de-criancas-em-serra-leoa/

Comentários