portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Ubatuba recebe menção honrosa por testagem de HIV e tuberculose

Ubatuba recebe menção honrosa por testagem de HIV e tuberculose

Publicação: 4 de outubro de 2022

.

Ubatuba recebeu esta semana uma menção honrosa do Centro de Vigilância Epidemiológica – Divisão de Tuberculose, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, por ter testado para HIV mais de 90% dos pacientes com diagnóstico de tuberculose.

A testagem vinculada se dá pelo fato de que as pessoas infectadas pelo HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids) terem quase 30 vezes mais chances de adoecer de tuberculose do que as pessoas sem HIV. Por esse motivo, quando a tuberculose é diagnosticada, a Vigilância Epidemiológica (Viep) orienta os municípios a realizarem a testagem também para HIV.

A coordenadora da Viep de Ubatuba, enfermeira Alyne Ambrogi explica que as equipes de saúde da cidade têm realizado um importante trabalho de testagem da população. “Alcançamos a meta da divisão estadual de tuberculose por testarmos todos os pacientes do município. Quando o exame não é feito de imediato, é realizado durante o acompanhamento do paciente”, destacou.

A enfermeira ressalta ainda que uma das principais causas de morte entre as pessoas vivendo com HIV é a tuberculose. “Isso acontece devido às falhas na imunidade acarretadas pelo HIV e requer cuidados para o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, a fim de evitar um agravamento potencialmente fatal”.

A Vigilância Epidemiológica orienta que em casos de sintomas como perda de peso, tosse, catarro, febre e suor excessivo durante a noite deve-se procurar por atendimento médico.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Já o vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV; e também pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas e alicates; e de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Fonte: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/mencao-honrosa-por-testagens/

Comentários