portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » UFPel desenvolve diagnóstico, vacina e soro contra COVID-19

UFPel desenvolve diagnóstico, vacina e soro contra COVID-19

Publicação: 13 de janeiro de 2021

Diagnóstico, soro, tratamento e vacina contra a COVID-19 são os objetivos de estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto é um dos selecionados no Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O consórcio de pesquisadores criou um diagnóstico da doença causada pelo vírus corona baseado na […]

Diagnóstico, soro, tratamento e vacina contra a COVID-19 são os objetivos de estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto é um dos selecionados no Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O consórcio de pesquisadores criou um diagnóstico da doença causada pelo vírus corona baseado na detecção de anticorpos e trabalha na adaptação da vacina com a bactéria BCG, utilizada contra a tuberculose, para a pandemia. Além disso, desenvolve um soro em equinos para tratar humanos e, em fase mais embrionária, tem testado uma coleção de moléculas com tecnologia de bioinformática para impedir a multiplicação do agente causador da COVID-19.

“Temos um projeto grande, com diversas abordagens. O estudo conta com a participação de quatro PPGs (programas de pós-graduação) em Biotecnologia de quatro instituições e um em Virologia Veterinária de outra, bem como seis bolsistas de pós-doutorado e 10 de doutorado”, explica Odir Dellagostin, coordenador do projeto e pesquisador do programa de pós graduação em Biotecnologia da UFPel.

Os PPGs em Biotecnologia participantes do estudo são os da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e das  Universidades de Caxias do Sul (UCS) e do Vale do Taquari (Univates), além da UFPel. O programa de pós-graduação em Virologia Veterinária é da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Todas as instituições de ensino são gaúchas.

Fonte: https://www.qwerty.com.br/2021/01/02/ufpel-desenvolve-diagnostico-vacina-e-soro-contra-covid-19/?fbclid=IwAR0W62KH6AVLMSf4Kx1ewaz-S8L6f4x5dU9e4Ahch2geXu6VrVZqageD4PQ

Comentários