Uso do Formulário Eletrônico para Atividade e Pesquisa Operacional de Tuberculose – Experiência CMS Caxias
(Rafael Galliez – UFRJ)
Uma tecnologia capaz de integrar em formato eletrônico os dados de diversos formulários para triagem e diagnóstico de pacientes com tuberculose está em uso no CMS Caxias. A ferramenta tem interface para ser usada em computadores, celulares, tablets e, uma vez carregado o formulário, consegue se manter, independente da variação da conexão com a Web, evitando o problema do dado intermitente.
O pesquisador Rafael Galliez apresentou o formulário da fase inicial de acompanhamento do estudo, que permite a coleta por perguntas sim e não e a inserção de imagens do radiograma de tórax. O profissional pode visualizar posteriormente as informações e resultados para análise e comparações por meio de gráficos e até de mapas e fotos oriundos de outros tipos de dados.
O formulário também oferece o uso do próprio escore. Após o preenchimento, é definida a pontuação e os riscos de TB pulmonar de cada paciente. Além de diminuir a quantidade de janelas, instrumentos e papeis utilizados pelos profissionais da saúde, toma menos tempo do paciente, que pode, inclusive, ser entrevistado enquanto aguarda na fila do hospital.